Salame ou estrela? Cientista gera confusão ao postar foto na internet

Pesquisador francês enganou os seguidores ao divulgar uma descoberta científica bastante duvidosa
-Publicidade-
A imagem repercutiu nas redes sociais e gerou discórdia
A imagem repercutiu nas redes sociais e gerou discórdia | Foto: Reprodução/ Redes sociais

O cientista francês Etienne Klein gerou confusão e indignação nas redes sociais depois que enganou os internautas com uma foto que ele alegava ser de uma famosa estrela próxima do Sol, mas que, na verdade, se tratava de uma fatia de salame.

Na imagem publicada no Twitter, o chefe de pesquisa da Comissão Francesa de Energia Atômica quis enganar os seguidores com o que poderia ser um planeta avermelhado com nuvens brancas e laranjas. O registro, segundo ele, supostamente teria sido tirado pelo telescópio espacial James Webb, considerado o mais poderoso do mundo.

“Imagem de Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol, situada a 4,2 anos-luz de nós. Foi tirada pelo Telescópio Espacial James Webb. Este nível de detalhe… Um novo mundo é revelado diariamente”, escreveu Etienne Klein. Entretanto, a piada repercutiu antes mesmo de o cientista desmentir.

-Publicidade-

Depois de repercutir na internet e receber algumas críticas, Etienne Klein fez outras postagens para se desculpar. Em entrevista ao jornal francês Le Point, o cientista explicou que a sua intenção com a “brincadeira” era questionar as informações divulgadas por especialistas nas redes sociais.

“Tendo em conta certos comentários, sinto-me obrigado a especificar que este tuíte mostrando uma alegada imagem de Proxima Centauri era uma piada. Vamos aprender a ter cuidado com os argumentos da autoridade tanto quanto com a eloquência espontânea de certas imagens”, afirmou.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.