Santiago Peña, do Partido Colorado, toma posse como o mais novo presidente do Paraguai na manhã desta terça-feira, 15. Economista, ele foi eleito em abril, com 43% dos votos válidos.
Peña é visto como um político que dará continuidade à linha adotada pelo ex-presidente e empresário Horácio Cartes, também do Partido Colorado, que governou o país de 2013 a 2018. Peña substitui Mario Abdo Benítez e terá mandato de cinco anos.
A eleição do economista consolida a hegemonia do Partido Colorado no governo paraguaio. A legenda foi criada em 1887 e comandou o Paraguai por mais de 30 anos desde a redemocratização do país, em 1989.
A cerimônia de posse do novo presidente paraguaio e seu vice começou às 9h30 (horário de Brasília). Eles foram empossados logo no início do evento, assim como seus ministros. A solenidade é realizada pelo presidente do Congresso paraguaio, que entregou a faixa e o bastão presidencial a Peña.
Nascido na capital, Assunção, em 16 de novembro de 1979, Peña, de 44 anos, é visto como um liberal e crítico do regime da Venezuela. As expectativas são de que ele siga uma linha de governo semelhante à do ex-presidente e empresário Horacio Cartes, em que Santiago foi ministro das Finanças, em 2013. Peña é economista, já atuou no Fundo Monetário Internacional e fez parte da direção do Banco Central do Paraguai.
Com Peña, o Paraguai deve seguir mantendo relações diplomáticas com Taiwan — sendo um dos poucos países do mundo a adotar essa política internacional, em detrimento à China continental.
Lula presente na posse do novo presidente do Paraguai
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, embarcou, na tarde de segunda-feira 14 para capital do Paraguai. O petista já se encontrou com o então presidente eleito em maio. Lula retorna ao Brasil ainda nesta terça-feira 15.
Espero que ninguém tenha feito agradecimentos constrangedores.