O jornal britânico The Times publicou na sua edição de hoje uma lista das possíveis 10 cidades mais feias do mundo. E colocou São Paulo entre elas.
“O Rio de Janeiro tem lindos arcos de areia dourada, montanhas bem torneadas e charmosos hotéis art déco”, escreve o jornalista Jamie Lafferty na matéria. “São Paulo? Não muito. Talvez seja inevitável que a cidade mais populosa da América do Sul seja um lugar sem atrativos, mas a capital industrial brasileira é conflituosa. Embora não seja segura à noite (os motoristas tendem a não parar no sinal vermelho por medo de serem roubados), a escuridão pelo menos esconde a bagunça de grafite espalhada por seus prédios sem personalidade. Desprovida de grandes atrações e repleta de problemas de trânsito, a cidade é tão disfuncional quanto colossal”.
Estas são as nove outras cidades citadas pelo Times:
- Kota Kinabalu (Malásia)
- Al Ain (Emirados Árabes Unidos)
- Bucareste (România)
- Charleroi (Bélgica)
- Guangzhou (China)
- San Bernardino (EUA)
- Kouvola (Finlândia)
- Fairbanks (EUA)
- Barentsburg (Noruega)
Relacionadas
A cidade que teve dois prefeitos do PT e ONZE (11!) de direita no estado do tucanistão mas se tá feia a culpa é do PT????
Paulistano e digo que a cidade segue a mesma linha desde 1986. Máfia do estado tomou para si a zeladoria da cidade, proibiu qualquer tentativa da iniciativa privada e popular em assumir cuidados que seriam dela. As pessoas ficaram anestesiadas, deixaram para lá e o mantra é que a culpa é do estado. e ficou por isso.
Um amigo de Buenos Ayres me dizia no começo dos anos 2000 que aqui ele lembrava de Gotham City.
A cidade está abandonada e no comando dos subprefeitos que não foram eleitos.
Paulistano nascido há quase 58 anos, vivi muito desta cidade. Hoje, com dor no coração, sou obrigado a concordar e acrescentar mais uns 200% de feiura. A cidade é suja, insegura, está completamente abandonada há muito tempo. Viva o PT! Viva o PSDB! Destróem tudo que põem a mão.
E o que tinha de bonito, os largos da cidade antiga, arrancaram os jardins e colocaram um cimentão. Demoliram a antiga av. Paulista, que poderia ser hoje, a av. mais linda do mundo, com seus casarões. Progresso sim, mas sem destruir belezas.
No início dos anos 70 visitei São Paulo com os meus pais. Adorei! Nunca entendi a birra dos cariocas com os paulistanos. Povo agradável, simpático e elegante. Quando tirei a carteira de motorista, anos mais tarde, meu pai costumava me emprestar um fusca com a placa de São Paulo, que chamávamos carinhosamente de paralítico. No trânsito carioca, os motoristas olhavam p/ a placa do carro e me ultrapassavam dando fechada ou buzinando. Um dia, um desses nervosinhos buzinou, o “paralítico” perdeu a paciência, eu até me assustei, foi como se o Fittipaldi tivesse baixado nele e aí meu irmão, paralítico saiu cortando todo mundo respeitosamente, claro, uma belezura. Eis que eu olho pelo retrovisor e o nervosinho vem chegando calmamente; para do nosso lado (meu e do paralítico) nos mandando beijinhos. Pensamos: deve ser paulistano.
Grafite é poluição visual, coisa ridícula que os esquerdistas adoram chamar de “arte”.
A cidade não merece, porém a culpa é de todos os eleitores do referido município!
Me perdoem os saquaremenses, mas a cidade mais feia do mundo é Bacaxá.
Sou carioca. Viajava mto a São Paulo nos 80. Achava o máximo, cidade rica, elegante, funcional. Voltando agora, fiquei impressionado com o abandono da cidade. Parecia o Rio de Janeiro! Esse jornalista é uma titica, pois o Rio hj nada mais é do que uma grande favela.
Classe média e remediados mudando todos para a Região dos Lagos.
Também é triste ver o Rio de Janeiro largado. Graças a quem? Brizola. 🤬
Olha, feita em tanto. Mas que está abandonada faz tempo, sim. Além de sujeira, pichação e décadas de abandono do PSDB e PT.
A cidade é animal, porém, foi lentamente abandonada devido à décadas de desgovernos de pt e psdb. A chance de arrancar a cidade e o estado das patas destes fdps é agora, neste ano.
Não sei como os paulistanos deixaram acontecer. O PT é o Rei Midas ao inverso, pega ouro e transforma em bosta.
Talvez não seja tão feia assim, mas certamente é a mais abandonada. O atual alcaide, cujo nome a maioria da população desconhece, não disse a que veio.
A comparação de cidades deve ser feita sempre com base em sua população.
Quais outras cidades de 12 milhões de habitantes, cercada por mais 12 milhões em sua região metropolitana conseguiu crescer mantendo alguma beleza arquitetônica ?
Quais outras cidades receberam milhões de esfomeados diariamente nos últimos 60 anos ?
Desafio o jornalista do jornaleco inglês a parar no farol de madrugada na zona 05 de Londres, ou andar de metrô nos bairros muçulmanos de Paris a noite, ou mesmo andar com corrente de ouro na periferia de Roma.
A verdadeira beleza se uma cidade é medida pela possibilidade de uma pessoa crescer na vida de forma honesta, e isso São Paulo oferece aos corajosos e que não tem o trabalho duro.
Como paulista, paulistana da Maternidade São Paulo, não gosto da aglomeração de prédios altos, o que nos faz ter sombra e perda do horizonte! Em qualquer cidade!
Esse jornaleco e esse jornalista não têm idéia das belezas q ela esconde! Incluindo onça na Mata Atlântica da Zona Sul! Os contrastes são fascinantes!
Vendo o conjunto, a cidade é bela! Não somente o centro da cidade (malcuidado), que Andrea Matarazzo cuidava com esmero quando subprefeito da Sé! Por seu tamanho, mal percebemos q é circundada pela Serra da Mantiqueira e Serra do Mar!
Fico muito incomodada com a favela circundando os Cingapuras na Marginal Pinheiros! A prefeitura deixa se expandir sem se incomodar com as invasões e os riscos aos invasores nas épocas de chuvas. Imagino q seja assim em outras partes da cidade.
Esse jornalista não têm sequer idéia do número de imigrantes que aqui chegaram, de dentro e fora do país, foram recebidos de braços abertos por esta cidade, e aqui fizeram suas vidas mais dignas e com mais conforto. Recebidos de braços abertos para oportunidades q a vida aqui poderia trazer. Tenho amigos cariocas q vieram em busca dessa oportunidades. (Fico triste quando vou o Rio e o vejo tomado por favelas. Não era assim! Que beleza ele pode enxergar nisso?)
Bairrismo não resolve.Nossa melhor arquitetura é o centro da cidade que esta largado as traças graças ao PT e PSDB
Eu, paulistano, diria que depois de anos de PT e PSDB São Paulo está realmente jogada às baratas. Talvez não para estar entre as 10 mais feias, mas certamente estamos no caminho. Que venha Tarcísio como governador para dar um “trato” por aqui.
concordo 101% contigo….a cidade está abandonadaaaa
Aí está o resultado de governos de oportunistas, medíocres e incompetentes. Analfabetos de administração pública, que usará o povo e se elegeram para roubar ou para se projetar políticamente. Isso é o que atrasa uma cidade, um estado e um país. Vamos redobrar os cuidados na hora de votar, chega de lixo oportunista.
com todo respeito, DEMITA seu publisher e junto o diretor de mkt. que matéria mais idiota, SP é só o maior, se não for o único, mercado do Brasil ee anunciantes, basta UMA representação de qualquer grupo contra essa grosseria com os paulistas pra vocês experimentarem a ira dos canceladores.
Nota sobre a legenda da foto:
Bruno Covas morreu há um ano, em maio de 2021.
Verdade! Certamente a foto é da época das eleições municipais de 2020.
Bairrismo e patriotada à parte, nossas cidades de modo geral são muito feias e mal cuidadas. Depredadas em grande parte pelos próprios moradores, que destroem as praças, picham os muros e prédios ( e há quem diga que isso é manifestação artística!). Arquitetura e urbanismo paupérrimos. Demagogia, ganância e incompetência política gerando amontoados de moradias sem infraestrutura de transporte e mobilidade , lazer, áreas verdes e segurança pública. Moro em Belo Horizonte. Temos algumas pequenas ilhas de bom gosto arquitetônico com ruas largas e belas avenidas. A maior parte, porém, é de ruas estreitas, passeios onde mal cabem duas pessoas lado a lado, e muito mau gosto. Basta fazer um tour pelas avenidas Antônio Carlos, Amazonas e Cristiano Machado para constatar.
Ainda bem que nem todos jornalistas tem a mesma opinião deste mané.