No conto A máquina de som, Roald Dahl é categórico ao dizer às crianças que, “se você machucar uma planta, ela grita”. O conto infantil foi publicado em 1949, mas recentemente cientistas da Universidade de Tel Aviv, em Israel, podem dizer que Dahl tinha razão. As plantas podem “gritar”, mas de uma forma diferente: elas emitem ruídos de estalo em frequências ultrassônicas, longe do alcance da audição humana.
Lilach Hadany, bióloga da universidade israelense, disse: “Mesmo em um campo silencioso, na verdade existem sons que não ouvimos, e esses sons carregam informações. Existem animais que podem ouvir esses sons, então existe a possibilidade de que esteja ocorrendo muita interação acústica”. A cientista disse ainda que, em função da interação entre as plantas e os animais, “seria muito abaixo do ideal para as plantas não usarem som algum”.
Como Roald Dahl antecipou, as plantas sob estresse gritam mais. Mas a realidade é ligeiramente diferente daquela dos contos infantis. Como os cientistas demonstraram, os vegetais produzem ruídos em frequências inaudíveis para os seres humanos. Eles analisaram pés de tabaco, tomate, trigo, milho, uva e cacto a fim de investigar a dinâmica da interação sonora dos vegetais com o ambiente. E todas as plantas foram flagradas fazendo barulho.
Hadany disse ainda que: “Agora que sabemos que as plantas emitem sons, a próxima pergunta é ‘quem pode estar ouvindo?’. Atualmente, estamos investigando as respostas de outros organismos, animais e plantas a esses sons, e também estamos explorando nossa capacidade de identificar e interpretar os sons em ambientes completamente naturais”. A pesquisa completa foi publicada no periódico científico Cell.
É sério isso??? Aí ai
Sera que escutam tb. Ja pensou qto segredo as plantas do luladrão tem anotado, é como ele não passa de um inseto nocivo dele que não gosta dele tb. Ai ele vai dizer que as plantas são do Bolsonaro. Qta idiotice tem que ler.
Ela não só grita como pode até desmaiar se for tratada por alguém grosseiro e desinteressado. Com o tempo a planta perde o viço e morre.
Nós humanos não podemos ouví-las como os insetos e alguns mamíferos, mas podemos sentí-las; o que dá no mesmo.
Isso é ciências; a descoberta daquilo que a natureza é e que nós desconhecíamos.
Pode ser que não se tenha, no momento, qualquer utilidade prática que justifique o presente experimento, mas, certamente, faz parte da complexidade de fenômenos e/ou ocorrências naturais, o que intriga o homem o impelindo à desvendar.
Muita gente que vive o mundo longe das ciências de fato, há de questionar a perda de tempo nisso tendo outras pesquisas mais relevantes para a humanidade, como se o atual estado de arte de tudo que efetivamente conhecemos no mundo de realidade, só tivesse ocorrido via pesquisas dirigidas por necessidades já constatadas.
Se enganam os que assim pensam, existem pessoas que pensam antes, são curiosas e possuem ferramentas cognitivas para tanto; sabem, com plena convicção, da importância de suas ações para uma melhor compreensão dessa vida em benefício de todos!
E agora veganos, vão comer o quê????
Kkkkkkkkkkkkk
Na mas pura verdade, QUANTA ASNEIRA. Preocupem com todas as crianças que nao tiveram o direito de nascer, porque foram trituradas, dissecadas e retiradas a força do ventre materno.
É, eu tenho aqui em casa uma samambaia que me chama de “fêlho da pota” toda vez que dou uma aparadinha cosmética em seus brotos… Consigo ouvir loud and clear, como dizem os gringos!
Coitada das plantas, os Veganos, esses planticidas do mal tem de ser punidos severamente, devemos proteger alfaces e cenouras desses malditos vegano planticidas! Todos os Insetos tem vida e uma familia, pra q matar inseto pra comer?! malditos que ardam no inferno! #acabemos com a cadeia ecologica alimentar! Fim pra tudo que come coisa viva, fim aos leoes, vacas, capivara, elefante, humanos, passaros e peixes! #mais amor e não violencia