Durante a COP27, realizada nas Nações Unidas, o secretário-geral da ONU, António Guterres, defendeu um “acordo climático” entre os Estados Unidos e a China. A ideia é que os países sirvam de exemplo para as economias emergentes.
“EUA e China têm uma responsabilidade particular para transformar o pacto em realidade”, disse o secretário-geral. “Essa é a nossa única esperança para alcançar as metas climáticas. A humanidade tem uma escolha: cooperar ou perecer.”
O presidente dos EUA, Joe Biden, e o secretário-geral do Partido Comunista da China, Xi Jinping, não estavam presentes no evento, que reuniu mais de 120 chefes de Estado ao redor do mundo.
Propostas aos EUA e à China
Guterres pediu aos países ricos doações para ajudar as economias emergentes a concluírem o processo de transição para energias renováveis. O secretário sugeriu ainda que metade do dinheiro tem de ser direcionada para medidas de “adaptação climática”.
A invasão russa à Ucrânia foi citada pelo secretário-geral da ONU como um dos problemas do mundo. Como o conflito continua, a população dos dois países terá de voltar a usar carvão como fonte de energia para se aquecer.
Apesar do conflito, Guterres disse que o tema do século é o conflito contra o clima. “Mudanças do clima estão em outra linha do tempo, em uma diferente escala”, observou. O secretário voltou a defender “metas ambientais” menores, com prazo de cinco anos, e pediu que o G-20 acelere a transição para economias verdes o mais rápido possível.
Guterres também convocou a OCDE, organização voltada ao desenvolvimento econômico e à busca do bem-estar, para encerrar sua dependência do petróleo até 2030. “Estamos chegando perto do ponto em que não há mais volta”, disse.
Venham fazer um acordozinho gostoso, do fundo do coração, pelamordedeus…
Otário, dê dinheiro para esses vigaristas e eles farão o mundo esfriar (ou aquecer, sei lá…).Tudo é somente grana…Eles querem é a bufunfa!
O PT está de boca aberta para receber este dinheiro.
Ou é ingênuo ou imbecil, ou ambos. Os maiores poluidores vão lá pra levar porrada?