Por falta de água, os elefantes do maior parque nacional do Zimbábue estão migrando em massa para Botsuana há várias semanas.
Esta é a maior migração dos elefantes do Zimbábue já registrada desde 2019, segundo a Bloomberg.
“Muitos animais estão saindo do parque nacional de Hwange para o vizinho Botsuana”, disse Tinashe Farawo, porta-voz da Autoridade de Gestão de Parques e Vida Selvagem do Zimbábue, à agência AFP.
O parque Hwange tem uma área de aproximadamente 14,6 mil km², fica na Região Oeste do Zimbábue e abriga cerca de 50 mil paquidermes, grupo de animais de pele espessa, dura e rugosa: como elefantes, hipopótamos e rinocerontes.
Deslocamento dos elefantes do Zimbábue pode provocar embates com seres humanos
Por causa da falta de chuva, a maioria dos pontos de água natural estão secos, o que costuma acontecer no final do ano. Os animais estão deixando o parque desde agosto.
“Não posso dar o número exato de elefantes que se deslocaram, podem ser centenas ou milhares, mas, em qualquer caso, são muitos”, disse Farawo. “Os animais estão à procura de comida e água. Além disso, não se trata apenas de elefantes e búfalos, mas de todos os tipos de animais presentes no parque.”
Leia também
Farawo também disse que a migração dos elefantes deve provocar novos confrontos com as pessoas. “Mais animais vão invadir as comunidades, e as pessoas vão disputar água com eles”, disse o porta-voz.
O governo do Zimbábue diz que ao menos 60 pessoas foram mortas no ano passado por elefantes, que estão crescendo em número populacional.
Desde o ano passado, além dos registros de embates entre pessoas e elefantes, também foram registrados embates entre moradores de perto do parque Hwange com búfalos, de acordo com o jornal O Globo.
O que resolveria seria criarem açudes.
Mas cadê o $$$ para isto ?