A polícia colombiana confirmou, nesta segunda-feira, 30, ao jornal El Tiempo, que o pai do atacante do Liverpool Luis Díaz “continua em território nacional”. A operação de resgate conta com 230 pessoas, entre policiais e integrantes das Forças Armadas Colombianas.
Havia a hipótese de Luis Manoel, o pai de Luis Díaz, ter sido levado para a Venezuela depois do sequestro, ocorrido na fronteira entre os dois países. Manoel foi sequestrado no último sábado, 28.
“Foi estabelecido um perímetro de 6 quilômetros entre Barrancas e Fonseca, nas proximidades da Serranía del Perijá”, explicou um oficial da operação. “Temos certeza de que não conseguiram passar para o território venezuelano.”
Leia também: “Narcotráfico deu dinheiro para campanha do presidente da Colômbia, revela filho”
A mãe do jogador, Silenis, foi libertada na própria noite do sequestro, pouco depois do início das operações de busca. Ela está “segura em casa”. O casal foi levado, no sábado 28, depois de ter o carro interceptado por homens armados em uma motocicleta. As vítimas estavam em um posto de gasolina na cidade de Barrancas, na Península de La Guajira, no norte da Colômbia.
Os pais de Luis Díaz, que também atua na seleção colombiana de futebol, estavam indo para casa no momento do crime e haviam parado para abastecer o carro. As autoridades dizem que o sequestro foi organizado por criminosos comuns. As investigações indicam o envolvimento de quatro pessoas no rapto do casal.
“Eles estão caminhando (sequestradores e vítima), devem estar escondidos em alguma fazenda”, disse uma fonte da polícia ao jornal colombiano. “Portanto, devem estar cansados.”
Leia também: “Colômbia é governada como se fosse uma guerrilha”
No domingo, os jogadores do Liverpool fizeram uma homenagem ao companheiro de equipe. Eles entraram em campo erguendo a camisa 7, de Luis Díaz, que foi dispensado da partida devido ao trauma.
O técnico do Liverpool, o alemão Jürgen Klopp, contou que foi a escalação “mais difícil” da vida dele. “Eu não esperava isso”, disse o treinador. “Não estava preparado para isso.” Mesmo com o abalo emocional, o Liverpool venceu a partida contra o Nottingham Forest por 3 a 0. Realizado no domingo 29, o jogo foi válido pelo Campeonato Inglês.
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, enviou “apoio e orações” ao atacante colombiano do Liverpool por meio de seu perfil no Instagram.
Leia também: “Colômbia: últimas notícias“
Conheça o atacante Luis Díaz
O atacante Luis Díaz foi revelado pelo time Barranquilla FC antes de ir para o futebol europeu. Na Europa, ele jogou no Porto, em Portugal. Foi no clube português que ele chamou atenção dos ingleses, sendo contratado pelo Liverpool em 2022. Pela seleção colombiana, o atacante disputou duas edições de Copa América, em 2019 e em 2022.
Luis Díaz tem 26 anos e nasceu em Barrancas, região colombiana onde aconteceu o sequestros dos pais dele.