O ex-ministro da Defesa do Japão, Shigeru Ishiba, foi eleito líder do Partido Democrata Liberal (PDL) nesta sexta-feira, 27. Com a vitória, ele deve ser o próximo primeiro-ministro do país, depois da validação do Parlamento em outubro.
A eleição de Ishiba ocorreu depois da renúncia de Fumio Kishida.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Esta foi a quinta tentativa do político para liderar o PDL. O processo eleitoral teve número recorde de nove candidatos, de acordo com informações da agência de notícias Reuters.
Ishiba enfrenta o desafio de restaurar a confiança no PDL e liderar o Japão em um período de aumento do custo de vida e tensões de segurança na Ásia Oriental.
“Devemos acreditar nas pessoas, falar a verdade com coragem e sinceridade, e trabalhar juntos para fazer do Japão um país seguro e onde todos possam viver com um sorriso novamente”, disse Ishiba em seu discurso de vitória.
Shigeru Ishiba é conhecido por opiniões controversas
Conhecido por suas opiniões francas e, por vezes, controversas, Shigeru Ishiba já se posicionou contra várias políticas do partido, incluindo o aumento do uso de energia nuclear.
Além dos desafios internos, ele também vai precisar gerenciar as relações diplomáticas com os Estados Unidos, em busca de uma parceria mais equilibrada.
Leia também: “9 de setembro na História: Japão ataca área continental dos Estados Unidos”
O político também propôs a criação de uma Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) asiática. A ideia do ex-ministro da Defesa do país enfrentou críticas de Pequim.