publicidade
Mundo

Smartphones de milhares de pessoas são alvo de ataque hacker

Software Pegasus roubou dados de 50 mil usuários, entre jornalistas e autoridades governamentais, informa reportagem

dados vazados
Foto: Divulgação/Flickr

O programa Pegasus foi usado para espionar jornalistas, políticos e ativistas de 50 países. É o que informou reportagem do jornal The Guardian, publicada no domingo 18. Cerca de 50 mil pessoas estão na lista de vítimas. A pedido da publicação estrangeira, com base em depoimentos que recebeu para divulgar a denúncia, o Laboratório de Segurança da Anistia Internacional examinou 67 smartphones suspeitos de ataques.

Do total, 23 foram infectados com sucesso e 14 mostraram sinais de tentativa de invasão. Algumas das investidas teriam sido realizadas recentemente, em julho de 2021, provavelmente utilizando de falhas de segurança ainda desconhecidas por pesquisadores e empresas. Em nota à imprensa, a companhia responsável pelo produto informou que desconhece as informações noticiadas pela imprensa britânica.

Receba nossas atualizações

O que é

Desenvolvido pela empresa de vigilância israelense NSO Group, o objetivo inicial do Pegasus era monitorar grupos terroristas. Em linhas gerais, o software infecta dispositivos iOS e Android como um vírus, com a finalidade de extrair mensagens, fotos e e-mails das vítimas, assim como gravar chamadas e ativar microfones secretamente.

Como funciona

Em alguns casos, o Pegasus pode ser instalado sem a necessidade de enganar o usuário para que ele faça um download, que é a maneira mais comum de invadir um aparelho. Uma invasão do Pegasus pode ocorrer através de uma ligação de telefone, por exemplo. A empresa israelense vendeu o programa para governos de países. Supostamente, eram os clientes dessa empresa que decidiam quais eram os smartphones que seriam invadidos.

Leia também: “O desastre dos megavazamentos de dados”, reportagem publicada na Edição 48 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade