De acordo com a pesquisa de boca de urna e confirmando as previsões das últimas semanas, as eleições alemãs indicam um empate técnico entre o Partido Social-Democrata (SPD), de centro-esquerda, e o conservador União Democrata-Cristã (CDU).
De acordo com levantamento divulgado pela rede ZDF e publicado pelo jornal Estado de S. Paulo, o SPD aparece com 26% dos votos, enquanto o CDU de Merkel tem 24%. Outra pesquisa veiculada pelo canal ARD, indica que ambos conseguiram 25% dos votos. Estas pesquisas, no entanto, não levam em consideração os votos enviados pelo correio. O partido ambientalista aparece em terceiro lugar, com 14,5% 15% dos votos, respectivamente.
Os alemães foram às urnas neste domingo, 26, para escolher o sucessor da chanceler Angela Merkel, que deixa o cargo após 16 anos.
Se o resultado se confirmar, Olaf Scholz, do SPD, atual ministro de Finanças, e Armin Laschet, do CDU, governador da Renânia do Norte-Vestfália disputarão entre si o cargo de chanceler. Os partidos irão agora procurar outras legendas para formar coalizões e construir um governo no Parlamento.
Olá , editor ?? Cadê você hein ?? Chamar Merkel e o partido dela de conservador ?? O partido dela pode ser conservador , mas só no nome … gentileza , isso é chamar o leitor de burro ou alienado !! Lamentável e ultrajante ver uma revista do nível q se coloca a Oeste permitir escrever uma merda dessas !!! Merkel e seu partido “conservador” são o supra sumo da política progressista da união soviética europeia … o jornalista q fez essa matéria tem q estudar mais ! É um analfabeto funcional …. Mais um … afff
Ela nunca foi conservadora – é ex-informante da Stasi e esquerdopata enrustida como FHC.
Merkel ferrou com as bases conservadoras da Alemanha. Esta para um FHC que prepara a cama para a esquerda de foice como foi com Lula
Merkel “conservadora” que criticava Trump e critica Bolsonaro. Tá mais pra made in paraguai.