O soldado das Forças de Defesa de Israel (FDI) Shaul Greenglick, de 26 anos, morreu em um confronto contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza, na segunda-feira 25. A morte ocorreu semanas depois de ele participar do reality show musical The Next Star, com uma canção sobre a morte.
+ Leia mais notícias sobre Mundo em Oeste
Greenglick apareceu em novembro no programa transmitido ao vivo pela emissora israelense Canal 12. Em sua participação, o soldado cantou a música Blind Bat, escrita por Hanan Ben Ari.
“Dê-me forças para encontrar coragem dentro de mim, para ver um sinal”, cantou o militar. “Porque até a criança que estava dentro de mim morreu há algum tempo. Sou um morcego cego gritando minha vida no escuro. Estou dormindo, mas meu coração está acordado porque sou viciado em alegria e escrevo à noite uma música que me tira da tristeza e fico sem ar.”
Jovem soldado prometeu lutar pelo país
De acordo com o site The Messenger, depois de participar do programa, o jovem militar publicou no Facebook que imaginou 2023 como um ano muito diferente, de “ambições e realização de sonhos”.
Leia mais: “Norte de Israel sofre intenso ataque do Hezbollah”
“Espero que esse período passe, e passe rápido”, escreveu o soldado em sua rede social. “Prometo continuar lutando por esse país que amo e também pelos meus sonhos no futuro. No momento, só tenho uma coisa em mente: continuar lutando no escuro até vermos a luz.”
Programa vai homenagear soldado
O The Next Star é um reality show interativo de canto. A atração foi criada pela empresa de mídia israelense Keshet Media Group. A companhia informou que irá homenagear o soldado no próximo episódio.
“Shaul participou na atual temporada de The Next Star e comoveu a todos”, comunicou a Kashet. “Enviamos as nossas condolências e partilhamos a profunda dor dos familiares e amigos. O próximo episódio de The Next Star será dedicado a Shaul. Em memória abençoada.”
Outros dois soldados morreram no mesmo dia
Capitão da reserva, Shaul Greenglick era membro do 931º Batalhão da Brigada Nahal e morreu durante uma batalha na região norte de Gaza. A morte foi confirmada pelas FDI na terça-feira 26, com a morte de mais dois soldados, o sargento Maor Lavi, de 33 anos, e o também capitão Shay Shamriz, de 26 anos.
Shamriz era primo de segundo grau de Alon Shamriz, um dos três reféns israelenses que foram mortos por engano pelas Forças de Defesa na Faixa de Gaza, depois de fugirem de terroristas do Hamas.
Leia também: “Soldados de Israel encontram carro do refém morto em Gaza”
D’us te abençoa Shaul. É o que rezo para Ele agora.
O subtítulo fica melhor assim: ❝Shaul Greenglick morreu durante uma batalha contra o grupo terrorista Hamas.❞