No início da semana passada, a sonda espacial BepiColombo revelou novas imagens de Mercúrio. As fotos estão no site oficial da Agência Espacial Europeia, uma das responsáveis pelo registro, em parceria com a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial.
“Tudo correu muito bem com o sobrevoo, e as imagens das câmeras de monitoramento tiradas durante a fase de aproximação foram transmitidas para o solo”, disse o gerente de operações da BepiColombo, Ignacio Clerigo, ao mencionar que a BepiColombo prepara-se para se aproximar ainda mais do planeta, com a finalidade de obter mais imagens.
Leia Também: “Seca revela igreja do século 16 que estava submersa”
Imagens revelam cratera de Mercúrio com material escuro
Em uma das imagens de Mercúrio, é possível ver grande cratera recém-batizada de Manley, que mede cerca de 220 quilômetros de largura. O nome da formação geológica é uma homenagem à artista jamaicana Edna Manley (1900-1987).
“Durante nosso planejamento de imagem para o sobrevoo, percebemos que essa grande cratera estaria à vista, mas ainda não tinha um nome”, observou o professor de geociências planetárias David Rothery, pelaa Open University do Reino Unido e membro da equipe de imagem da BepiColombo.
Segundo Rothery, os cientistas da missão possuem interesses futuros em explorarem a cratera, visto que a sonda escavou “material escuro de baixa reflectância”, que pode ser remanescente da crosta inicial rica em carbono do planeta. “Além disso, o fundo da bacia em seu interior foi inundado por lava lisa, demonstrando a longa história de atividade vulcânica de Mercúrio”, explicou o professor.