publicidade
Mundo

SpaceX lança primeiros satélites de sinal de telefonia para celulares

O envio ao espaço é uma parceria com a operadora norte-americana T-Mobile, que anunciou o sucesso da missão nesta quarta-feira, 3

Starlink
De acordo com a Bloomberg, Elon Musk estaria considerando uma oferta pública inicial (IPO) da Starlink para o fim de 2024 | Foto: Reprodução/SpaceX

A SpaceX, de Elon Musk, lançou na última terça-feira, 2, o foguete Falcon 9, que levou pela primeira vez na história da empresa, um conjunto de satélites da Starlink. Os equipamentos podem enviar sinais de telefone do espaço diretamente para celulares.

A Starlink é um projeto de telecomunicações da SpaceX, que busca oferecer acesso à internet e a telefone via satélite. Atualmente, a empresa só oferta sinal para notebooks e computadores do tipo desktop.

Receba nossas atualizações

Algumas empresas de telecomunicações ainda exigem o uso de celulares específicos para a conexão.

Leia também: “SpaceX, de Elon Musk, atinge valor de US$ 180 bilhões”

O conjunto dos seis primeiros satélites enviados é uma parceria com a operadora norte-americana T-Mobile, que anunciou o sucesso da missão nesta quarta-feira, 3.

Satélites vão funcionar como torres de celulares no espaço

Os satélites da Starlink vão funcionar como se fossem uma torre de celular no espaço. Eles vão se conectar diretamente a quaisquer tipos de celulares. Inicialmente, apenas mensagens de texto poderão ser enviadas.

No futuro, a SpaceX poderá oferecer voz e dados, informou Kate Tice, gerente sênior de engenharia de sistemas de qualidade, em transmissão on-line para o lançamento na terça-feira.

O novo serviço é chamado de direct to cell (D2C) e foi anunciado em 2022. Porém, somente no mês passado a T-Mobile e a Starlink conseguiram a aprovação dos Estados Unidos para realizar os testes.

Leia também: “‘Programas de diversidade, equidade e inclusão devem acabar’, diz Elon Musk”

A SpaceX vai trabalhar também com outras operadoras no restante do mundo. Na lista, estão:

  • Optus, da Austrália;
  • Salt Mobile, da Suíça;
  • Rogers Communications, do Canadá;
  • One, da Nova Zelândia;
  • Empresa Nacional de Telecomunicaciones, do Chile e Peru; e
  • KDDI Corp., do Japão.

De acordo com a agência de notícias Bloomberg, Elon Musk estaria considerando uma oferta pública inicial da Starlink para o fim de 2024. Ou seja, o bilionário planeja ter ativos da empresa sendo negociados diretamente no mercado de ações.

Estima-se que a Starlink vai gerar cerca de US$ 10 bilhões em vendas em 2024, representando cerca de dois terços das receitas totais da SpaceX.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade