Chiu Kuo-cheng, ministro da Defesa de Taiwan, anunciou que a ilha deve estar em alerta neste ano para uma “entrada repentina” dos militares chineses em áreas próximas ao território taiwanês. O comunicado foi feito nesta segunda-feira, 6, em meio às tensões militares entre Taiwan e China.
Chiu disse ao Parlamento que o Exército de Libertação Popular da China pode encontrar pretextos para entrar nas áreas do espaço aéreo e marítimo territorial de Taiwan, à medida que a ilha intensifica os exercícios militares com os Estados Unidos.
O ministro da Defesa explicou que o Exército de Libertação Popular pode fazer uma “entrada repentina” na zona contígua de Taiwan e se aproximar de seu espaço territorial. Chiu disse que o Exército de Libertação Popular envia cerca de dez aviões ou navios para áreas próximas a Taiwan por dia.
“Faço esses comentários especificamente neste ano, o que significa que eles estão fazendo tais preparativos”, disse Chiu. “Olhando adiante, eles usariam a força se realmente precisassem.”
Em resposta aos exercícios militares de Taiwan com os EUA, a China intensificou as atividades militares em torno de Taiwan nos últimos anos, incluindo incursões quase diárias para identificação de defesa aérea da ilha.
Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, disse em um comunicado que Pequim “tomará medidas firmes para defender sua soberania e integridade territorial”.
Se alguém acertar qual será a próxima guerra que os Estados Unidos irão se envolver, dou o meu celular de presente. Não sou mãe Dinah mas já posso adiantar pra vocês, que a próxima guerra que o império americano virá se meter, será China e Taiwan.
Por aqui, los amigos, não precisam anunciar que irão invadir; são convidados. E as FFAA? Não sei dizer.