Com um sistema de saúde exemplar e enfrentando o coronavírus com êxito, a pequena ilha é ignorada pela Organização Mundial da Saúde por pressão da China
Taiwan é um dos casos mais bem-sucedidos de combate ao coronavírus. A ilha ao lado da China teve apenas 329 casos confirmados, com 45 mortes. O país, uma democracia de pouco mais de 23 milhões de habitantes, não tomou nenhuma medida autoritária para conter a epidemia.
Mesmo com todo esse sucesso no combate à pandemia, Taiwan não faz parte da Organização Mundial da Saúde (OMS), tudo devido à pressão do governo chinês, que considera a ilha parte de seu território.
Essa briga entre os dois lados começou em 1949, no momento em que as tropas nacionalistas de Chiang Kai-shek transferiram o governo da República da China para a ilha de Taiwan quando os comunistas, liderados por Mao Tsé-Tung, tomaram o controle de toda a China continental, formando a República Popular na China.
No meio de toda essa história, Taiwan acabou ficando em situação delicada e perdendo o reconhecimento internacional ao longo do tempo. Atualmente, apenas 17 países reconhecem Taiwan como uma nação e, em consequência, não mantêm relações diplomáticas com a Republica Popular da China.
A RTHK, uma emissora de tevê de Hong Kong, entrevistou o consultor do diretor-geral da OMS, Bruce Aylward. A jornalista Yvonne Tong perguntou se a organização poderia repensar a posição e deixar Taiwan tornar-se membro da OMS. Aylward se recusou a responder e pediu que fosse feita outra pergunta.
A repórter afirmou que gostaria de conversar sobre Taiwan, e a ligação de vídeo caiu. Quando o contato foi restabelecido, Bruce Aylward disse que “já havia comentado sobre a China”.
https://twitter.com/studioincendo/status/1243909358133473285
Para fazer parte da Organização Mundial da saúde é necessário ser membro da Organização das Nações Unidas — que não é o caso de Taiwan — ou ter o seu nome aprovado pela Assembléia da OMS.
Isso significa que Taiwan está excluída de encontros de emergência e troca de experiencia de especialistas sobre a pandemia. Taiwan também acusa a OMS de não permitir que ela frequente a Assembléia da organização nos últimos anos.
A OMS está divulgando as estatísticas do coronavírus de Taiwan junto com as da China, algo que é criticado por especialistas. O governo comunista de Pequim é acusado de pressionar cortar as contribuições para a OMS, como forma de garantir o isolamento da ilha.
A BBC afirma que entrar na OMS é é a grande meta de Taiwan, que se orgulha de ter um dos melhores sistemas de saúde do mundo inteiro. Outras organizações como o Comitê Olímpico internacional e a organização Internacional de Aviação Civil também não reconhecem o governo democrático da ilha.
Quando começa a falar Bozo já sabemos que é b*mb*m guloso .
Então deve ser por isso,que esta dando certo!
Taiwan,fique longe da OMS!
Está dando certo porque levou a sério, ao contrário do Bozo, e faz testes em massa. Aqui, não tem testes suficientes nem para o pessoal da saúde. Vergonha nacional! Pensei que o bozonarismo aplaudiria a OMS depois que o chefe mentiu e distorceu declarações do diretor-geral.
Eles nao fizerem quarentena. Leu a reportagem?
Leia antes de sair zurrando…