publicidade
Coronavírus — Mundo, Mundo

Taiwan é a pedra no sapato da OMS

Pequena ilha não pode entrar na Organização Mundial da Saúde por pressão da China

Vista noturna de Taipei, a capital de Taiwan
Vista noturna de Taipei, a capital de Taiwan | Foto: Heeheemalu/Wikimedia

Com um sistema de saúde exemplar e enfrentando o coronavírus com êxito, a pequena ilha é ignorada pela Organização Mundial da Saúde por pressão da China

Vista noturna de Taipei, a capital de Taiwan
Vista noturna de Taipei, a capital de Taiwan
Foto: Heeheemalu/Wikimedia

Taiwan é um dos casos mais bem-sucedidos de combate ao coronavírus. A ilha ao lado da China teve apenas 329 casos confirmados, com 45 mortes. O país, uma democracia de pouco mais de 23 milhões de habitantes, não tomou nenhuma medida autoritária para conter a epidemia.

Receba nossas atualizações

Mesmo com todo esse sucesso no combate à pandemia, Taiwan não faz parte da Organização Mundial da Saúde (OMS), tudo devido à pressão do governo chinês, que considera a ilha parte de seu território.

Essa briga entre os dois lados começou em 1949, no momento em que as tropas nacionalistas de Chiang Kai-shek transferiram o governo da República da China para a ilha de Taiwan quando os comunistas, liderados por Mao Tsé-Tung, tomaram o controle de toda a China continental, formando a República Popular na China.

No meio de toda essa história, Taiwan acabou ficando em situação delicada e perdendo o reconhecimento internacional ao longo do tempo. Atualmente, apenas 17 países reconhecem Taiwan como uma nação e, em consequência, não mantêm relações diplomáticas com a Republica Popular da China.

A RTHK, uma emissora de tevê de Hong Kong, entrevistou o consultor do diretor-geral da OMS,  Bruce Aylward. A jornalista Yvonne Tong perguntou se a organização poderia repensar a posição e deixar Taiwan tornar-se membro da OMS. Aylward se recusou a responder e pediu que fosse feita outra pergunta.

A repórter afirmou que gostaria de conversar sobre Taiwan, e a ligação de vídeo caiu. Quando o contato foi restabelecido, Bruce Aylward disse que “já havia comentado sobre a China”.

https://twitter.com/studioincendo/status/1243909358133473285

Para fazer parte da Organização Mundial da saúde é necessário ser membro da Organização das Nações Unidas — que não é o caso de Taiwan — ou ter o seu nome aprovado pela Assembléia da OMS.

Isso significa que Taiwan está excluída de encontros de emergência e troca de experiencia de especialistas sobre a pandemia. Taiwan também acusa a OMS de não permitir que ela frequente a Assembléia da organização nos últimos anos.

A OMS está divulgando as estatísticas do coronavírus de Taiwan junto com as da China, algo que é criticado por especialistas. O governo comunista de Pequim é acusado de pressionar cortar as contribuições para a OMS, como forma de garantir o isolamento da ilha.

A BBC afirma que entrar na OMS é é a grande meta de Taiwan, que se orgulha de ter um dos melhores sistemas de saúde do mundo inteiro. Outras organizações como o Comitê Olímpico internacional e a organização Internacional de Aviação Civil também não reconhecem o governo democrático da ilha.

7 comentários
  1. Danilo Freitas
    Danilo Freitas

    Quando começa a falar Bozo já sabemos que é b*mb*m guloso .

  2. Jussara Miranda Soares Ferreira
    Jussara Miranda Soares Ferreira

    Então deve ser por isso,que esta dando certo!
    Taiwan,fique longe da OMS!

    1. Nelson Franco Jobim
      Nelson Franco Jobim

      Está dando certo porque levou a sério, ao contrário do Bozo, e faz testes em massa. Aqui, não tem testes suficientes nem para o pessoal da saúde. Vergonha nacional! Pensei que o bozonarismo aplaudiria a OMS depois que o chefe mentiu e distorceu declarações do diretor-geral.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade