O Departamento de Estado dos Estados Unidos (EUA) atualizou sua página oficial sobre Taiwan. A nova versão excluiu a afirmação de que Washington “não apoia a independência de Taiwan”.
A alteração reforça o compromisso norte-americano com a ilha. A nova versão do material destaca a colaboração no desenvolvimento de tecnologia e semicondutores e, além disso, menciona o apoio à adesão taiwanesa a organismos internacionais.
A publicação afirma que o governo dos EUA mantém sua oposição a qualquer alteração unilateral do status quo por parte de Taiwan ou da China continental. “O Departamento de Estado norte-americano reafirma a expectativa de que as diferenças entre os dois lados do Estreito sejam resolvidas pacificamente, sem coerção, e de maneira aceitável para ambas as populações.”
Taiwan considera a mudança um avanço nas relações com os EUA

O ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Lin Chia-lung, considerou a mudança um avanço positivo nas relações com os EUA. Pequim, contudo, rejeita qualquer apoio a Taiwan, considerando a ilha um “interesse essencial” e condenando a postura de Washington.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A atualização no site do Departamento de Estado foi relatada inicialmente pela Agência Central de Notícias de Taiwan. Mudanças semelhantes ocorreram em 2022, quando a menção à independência da ilha foi removida e restaurada um mês depois.
A tensão na região continua. Taiwan enfrenta incursões frequentes de aeronaves e navios militares chineses. Neste domingo, 16, 24 aeronaves chinesas realizaram patrulhas de prontidão de combate ao redor da ilha. Paralelamente, um navio de guerra do Canadá atravessou o Estreito de Taiwan, sem comentários oficiais do governo canadense ou do Ministério da Defesa da China.
Leia também: “Benito Liao, representante de Taiwan no Brasil: ‘Somos um país soberano'”, entrevista publicada no site da Revista Oeste
Para mim Taiwan é uma nação independente e próspera, sem quaisquer laços com a ditadura da China.