O Talibã assumiu nesta sexta-feira, 13, o controle da cidade de Kandahar, a segunda maior do Afeganistão. Nas últimas horas, o grupo terrorista também tomou Lashkar Gah, na província de Helmand, e Herat, um importante centro cultural. Segundo os jihadistas, durante a operação de conquista, o gabinete do governador e o quartel-general da polícia foram dominados.
As forças do governo perderam o controle desde que as tropas norte-americanas e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) começaram a deixar o país. Com isso, o grupo terrorista já tem sob controle 15 das 34 capitais provinciais e está próximo de conquistar a capital, Cabul, que é a sede da administração afegã.
Em Lashkar Gah, os talibãs instituíram cessar-fogo de 48 horas para permitir a evacuação de militares e de funcionários do governo. Diante do avanço nas últimas semanas, a Inteligência dos Estados Unidos estima que os combatentes podem isolar a capital em 30 dias e possivelmente dominá-la em 90 dias.
O governo norte-americano, aliás, iniciou uma operação para retirar civis da embaixada norte-americana em Cabul. A ação envolve três batalhões e cerca de 3 mil soldados. O porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Ned Price, informou que o trabalho diplomático será mantido.
Leia também: “O inferno afegão em nova fase”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 58 da Revista Oeste