Pular para o conteúdo
publicidade
Edição 58

O inferno afegão em nova fase

A retirada das forças norte-americanas do Afeganistão no próximo 11 de setembro lembrará a saída vergonhosa do Vietnã. Os extremistas dirão que venceram a guerra, e a narrativa não está longe da verdade

Dagomir Marquezi

-

“No ano de 1878 eu me formei em medicina na Universidade de Londres e segui para Netley para completar o curso destinado a cirurgiões no Exército. Fui agregado aos Fuzileiros de Northumberland como cirurgião-assistente. O regimento estava na Índia nesse tempo e, antes que eu pudesse me juntar a ele, estourou a segunda guerra do Afeganistão.”

Este é o primeiro parágrafo do primeiro livro estrelado por Sherlock Holmes (Um Estudo em Escarlate), escrito por Arthur Conan Doyle. O narrador, John Watson, conta como levou uma bala no ombro na trágica batalha de Maiwand, em 1880. Watson nunca mais se recuperou totalmente. Nem o Afeganistão. Tanto que, quando a BBC em 2010 produziu uma série (com Benedict Cumberbatch e Martin Freeman) tornando contemporâneos os personagens de Doyle, esse detalhe não precisou ser mudado. Cento e trinta anos depois, os britânicos estavam envolvidos em outra guerra no Afeganistão. A mais recente já dura duas décadas.

publicidade

Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.