O talibã informou neste domingo, 5, que seus combatentes avançaram no Vale do Panjshir — única região do país que ainda resiste armada ao novo regime no Afeganistão. Desde que as tropas americanas deixaram o país em 30 de agosto, as forças islâmicas lançaram várias ofensivas contra o Vale de difícil acesso e localizado a cerca de 80 quilômetros ao norte de Cabul.
Leia também: “Talibã e forças rebeldes entram em confronto no Vale do Panjshir”
No Twitter, uma autoridade talibã anunciou que várias partes do Panshir já estavam em poder do grupo. No entanto, Ali Maisam Nazary, porta-voz da Frente de Resistência Nacional (FNR), garantiu no Facebook que a resistência “nunca fracassaria”.
Leia: “Governo brasileiro deve conceder visto humanitário a afegãos”
Historicamente, Panjshir é um antigo reduto antitalibã. A área ficou conhecida no final dos anos 1990, com o famoso comandante Ahmed Shah Massud. Atualmente, o Vale abriga a Frente de Resistência Nacional, liderada por Ahmad Massud, filho de Ahmad Massud. A FNR é composta por milícias locais e por ex-membros das forças de segurança afegãs que chegaram na região quando o restante do país foi obrigado a render-se aos talibãs.
Com informações da AFP