O grupo terrorista Talibã declarou nesta quarta-feira, 11, que ocupou a cidade de Faizabad, capital da província de Badakhshan. É a nona região a se render às forças insurgentes que avançam pelo Afeganistão. De acordo com a rede de televisão Al Jazeera, 65% do território afegão está ocupado pelos jihadistas.
Nos últimos dias, o Talibã dominou Zaranj, Farah, Sar-e-Pul, Sheberghan, Aybak, Kunduz, Taluqan, Faizabad e Pul-E-Khumri. Em conversa com agências internacionais, as forças de inteligência dos Estados Unidos avaliam que o avanço dos terroristas deve cercar a capital do país, Cabul, em até 90 dias, o que pode gerar uma guerra civil.
O chefe do Exército, general Wali Mohammad Ahmadzai, que havia assumido o posto em junho, foi removido do cargo pelo presidente Ashraf Ghani. Por isso, o próprio líder do país voou até a cidade de Mazar-i-Sharif, tradicionalmente antitalibã, para tentar dissuadir os insurgentes. Até o momento, o nome do novo ocupante da vaga deixada por Ahmadzai não foi divulgado.
Leia também: “O inferno afegão em nova fase”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 58 da Revista Oeste
A população afegã foi abandonada a própria sorte pelo governo Biden. É o período das trevas, muitos sofrerão horrores nas mãos dessa gente.