Depois de 20 anos, o Talibã voltou a assumir a capital do Afeganistão, Cabul. A tomada da sede do governo aconteceu depois do presidente Ashraf Ghani deixar o país. Ainda não se sabe o destino de Ghani.
“A tragédia do Afeganistão envergonha o Ocidente”, artigo publicado na Edição 73 da Revista Oeste.
Segundo o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, a ordem para a invasão teve a intenção de evitar o caos e saques, já que as forças de segurança deixaram partes da cidade e seus postos de controle. Logo após a entrada do Talibã, tiros foram ouvidos em várias partes de Cabul, de acordo com a agência Reuters.
Leia também: “Credibilidade de Joe Biden foi retalhada no Afeganistão”
À BBC, o negociador do Talebã, Suhail Shaheen, enviou mensagem ao povo dizendo que “suas vidas estão seguras”. “Não haverá vingança para ninguém”, acrescentou. “Somos os servos do povo e deste país.”
Saída do país
Mais cedo, helicópteros dos Estados Unidos evacuaram a Embaixada do país em uma ação de retirada. Em meio ao casos, voos comerciais foram desviados de Cabul. Para assegurar a saída de estrangeiros e o funcionamento do aeroporto, a Organização do Tratado do Atlântico Norte, Otan, está mantendo sua base diplomática na capital do país.
Talibã =Carnificina
Melhor o povo fugir
Os outros Talibãs que se juntem e vivam felizes isolados do Mundo
Vamos esperar o que do Brasil, tudo caladinho , so em pensar que no STF, existe ex terrorista , pensar o quê senhores!!!
Se o Taliban não se vingar na população, então deixaram de ser estudantes e viraram professores. Vamos aguardar!
O terror se reagrupando….
Muita coincidência esses acontecimentos, justo agora e com pandemia. O Brasil que tome muito cuidado senão nosso Taliba interno retorna.
Kkkkkk
Reportagem muito pertinente! Mas fica a dica: não custa fazer uma revisão dos textos antes de publicarem, pois erros são normais na hora escrever… numa hora Talibã e noutra Talebã. Em “meio ao casos” ao invés de em “meio ao caos”… etc.