Mais de 200 taxistas interditaram uma das principais ruas de Santiago, capital do Chile, na terça-feira 26, para protestar contra o aumento do preço dos combustíveis e pedir ao governo maior regulamentação sobre os aplicativos de transporte.
Os manifestantes avançaram pelas principais vias e chegaram ao Palácio de La Moneda, com intenção de entregar uma carta com exigências ao presidente chileno, Gabriel Boric.
Segundo a categoria, o preço dos combustíveis subiu por 48 semanas consecutivas no país e estima-se que o aumento seja de cerca de 20% desde o início da invasão russa na Ucrânia.
O governo do Chile, importador de petróleo, apresentou no fim de março um projeto de lei para injetar US$ 40 milhões em um fundo que estabiliza os preços dos combustíveis e que foi aprovado por unanimidade no Parlamento no início de maio. Esse fundo busca estabilizar os preços domésticos, isolando-os da volatilidade de curto prazo que afeta as cotações internacionais.
Regulamentação
A lei que regulamenta plataformas como Uber ou Cabify está em tramitação no Parlamento e estabelece que essas empresas devem se registrar em cartório com todas as informações de seus motoristas e veículos e ter seguro para passageiros e motoristas, que devem ter habilitação profissional.
Segundo os taxistas, há uma concorrência desigual com as plataformas de serviços de transporte, pois os taxistas devem pagar uma taxa de habilitação e cumprir todos os parâmetros estabelecidos por lei, situação que não ocorre com os aplicativos.
Culpa dp Bolsonaro, kkkkkkkkkkkkkk
Vou viajar para o Chile, andei pesquisando a respeito dos taxis, vi muuuitos relatos de gente que foi enganado por taxistas de lá. Portanto, já exclui o taxi como meu futuro meio de deslocamentos por lá. Se não são honestos, que se lasquem.
A esquerda mais uma vez indo pro buraco ….
Se ela fosse sozinha, tudo bem. Boa viagem pra ela! O problema é quando leva um país junto.
É bom eles votarem contra a nova constituição, pq senão não vai ter num uber nem taxi
Pois é…Muitos se abstiveam e deixaram o moleque boulos-que-fala-espanhol ser eleito por cabecinhas de vento. Agora têm que agüentar. E vai ficar cada vez pior: Venezuela. Argentina são os exemplos. Esquerda no poder é DESGRAÇA !!!
Não estão reclamando do preço do combustível mas sim, do concorrente que também depende do combustível para trabalhar. Vá entender esses comunistas…Faço votos que se lasquem logo.
Exatamente. Ao invés de pedirem menos burocracia e impostos sobre o próprio serviço de táxi, querem que os motoristas de aplicativo sejam igualados no perrengue. Quem perde é sempre o consumidor.