O telescópio James Webb, da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), capturou seus primeiros registros de Netuno. As imagens do gigante de gelo foram divulgadas nesta quarta-feira, 21, pela Nasa e pela Agência Espacial Europeia (ESA).
Segundo a agência espacial norte-americana, o registro inédito revela não apenas a visão mais nítida em 30 anos dos anéis do planeta, mas também suas principais características. Nas novas imagens, é possível ver seus anéis e algumas faixas de poeira mais fracas.
Relacionadas
“Há três décadas que vimos pela última vez esses anéis fracos e empoeirados”, disse Heidi Hammel, cientista da equipe interdisciplinar do telescópio James Webb. “E esta é a primeira vez que os vemos no infravermelho.”
Os registros foram obtidos por meio da Near-Infrared Camera (NIRCam), que possui três filtros infravermelhos. O equipamento foi capaz de mostrar os detalhes do planeta mais distante do sistema solar.
Relacionadas
O James Webb também capturou sete das 14 luas conhecidas de Netuno. Na imagem, um ponto de luz brilhante se destaca ao lado do planeta. Trata-se de Tritão, a lua do gigante de gelo.
Relacionadas
Planeta vermelho
Na segunda-feira 19, a Nasa e a ESA divulgaram as primeiras imagens de Marte capturadas pelo telescópio James Webb. Segundo a agência norte-americana, o equipamento traz uma “perspectiva única” do planeta. Os registros foram feitos em 5 de setembro.
O James Webb está próximo de Marte. Por isso, consegue analisar fenômenos que ocorrem em curto prazo, como tempestades de poeira e alterações sazonais. A atividade do satélite também permite que cientistas estudem fenômenos que aconteceram em diferentes momentos do planeta marciano.
Em uma das imagens divulgadas, é possível observar os anéis da cratera Huygens, que tem cerca de 450 quilômetros de diâmetro. Nessa mesma foto, a Syrtis Major, uma rocha vulcânica escura, está aparente.
Na segunda imagem, o telescópio capturou momentos de emissão térmica. Nesse caso, a foto mostra a luz que o planeta emite à medida que perde calor.
Tenho um telescópio de uso doméstico com lente pequena, um espelho de 11cm, mas que até os anéis de Saturno já consegui vislumbrar (bem pequenos pela minha lente).
O James Webb é o olho do planeta inteiro. Que fantástica essa imagem de Netuno!
Pergunto-te:
Será que a genial compositora RITA LEE que prometeu roubar os anéis do outro, vai querer roubar desse também?
Quando será que esse gigante vai nos brindar com uma imagem da bandeira americana plantada na lua em 1969?
Ótima pergunta.
Perfeito. Finalmente alguém que também corrobora com questionamentos simples sobre a falácia da “exploração espacial”. Parabéns pelo questionamento.
Desculpe me a falta de conhecimento, estava lendo a matéria e vi que o planeta fotografado seria de Netuno, agora vem a minha falta de conhecimento e agradeço por me ensiar, eu não sabia que Netuno também tinha anéis achei que era só Saturno achei muito interssante.
Nobre Edivania G.a Costa;
Esse pessoal das ciências-ainda-a-avançar que chamam primitivamente e indevidamente nosso 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL ATÔMICO de TERRA uma vez que TERRA sempre foi é e sempre será apenas uma das 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS como FOGO, ÁGUA, AR e EC também são, e não PLANETA…
Que também chamam erradamente nosso MACRO ÁTOMO, de nosso SISTEMA SOLAR…
Que como os antigos faraós, chamam primitivamente e indevidamente o DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÔMICO TERMONUCLEAR, de DEUS SOL:
Ainda necessitam descobrir muita coisa que já descobri, e eles não sabem.
Exemplo:
Sendo a ordem correta das 4 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS que já conheciam, mais a 5° que descobri:
1° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA FOGO.
2° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA TERRA.
3° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA ÁGUA.
4° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA AR.
5° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA EC.
Tanto FOGO é a 1°, que todos os PLANETAS incluído o nosso, começaram pelo FOGO…
PRESTE BEM ATENÇÃO NA ORDEM DAS 5 UNIDADES ELEMENTARES CÓSMICAS COMO ACIMA CLASSIFIQUEI… E TAMBÉM NO QUE ABAIXO DIGO:
O 2° MACRO ELEMENTO ORBITAL ATÔMICO do nosso MACRO ÁTOMO indevidamente nosso SISTEMA SOLAR… PLANETA-H2 que como os antigos greco-romanos, chamam primitivamente e indevidamente de VÊNUS A DEUS DO AMOR E DA BELEZA…
Assim como o nosso 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL ATÔMICO indevidamente TERRA, também, é habitado!
PRESTE BEM ATENÇÃO AGORA, NAS PREDOMINÂNCIAS ELEMENTARES CORPÓREAS.
Os inferiores SERES ELEMENTARES H2 que habitam o 2° MACRO ELEMENTO ORBITAL ATÔMICO = PLANETA H2, indevidamente VÊNUS:
Possuem seus corpos compostos por uma LIGA ELEMENTAR contendo FOGO, ÁGUA, AR e EC, e PREDOMINANTES na 2° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA TERRA.
Nós superiores SERES ELEMENTARES H3 que habitamos o 3° MACRO ELEMENTO ORBITAL ATÔMICO erradamente TERRA:
Possuímos nossos corpos compostos por uma LIGA ELEMENTAR contendo FOGO, TERRA, AR e EC, e PREDOMINANTES na 3° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA ÁGUA.
Pode conferir e ver se estou errado.
Já os superiores SERES ELEMENTARES H4 que habitam o 4° MACRO ELEMENTO ORBITAL ATÔMICO, que os daqui tão primitivos quanto os antigos legionários romanos, chamam indevidamente de MARTE DEUS DA GUERRA:
Possuem seus corpos compostos por uma LIGA ELEMENTAR contendo FOGO, TERRA, ÁGUA e EC, e PREDOMINANTES na superior 4° UNIDADE ELEMENTAR CÓSMICA AR.
Tanto é:
Que nunca vistos fotografados ou filmados por sondas da NASA…
Imunes são a DESCOMUNAL RADIAÇÃO TERMONUCLEAR que incide diretamente por lá…
Imunes a todos os tipos de cânceres bactérias e merdas de vírus, que facilmente nos matam…
E ao invés de viverem em média inexpressivos só 70 anos como nós, eles vivem MILÊNIOS!
Se te interessa saber mais prezada, acessa nosso blogger DESCOBERTAS CIENTÍFICAS AVANÇADAS, e também outros, que constam no perfil do mesmo.
Lá tu encontras surpresas, que te deixará boquiaberta.
WTF????
Puxa vida, nobre José, como és inteligente!!
Obg. Pelo detalhamento vou pesquisar me interessei muito pelo tema . Bom dia
Pensei em enviar Lula para Saturno, mas ele acabaria roubando os anéis.
👊🇧🇷🤣