O telescópio solar Daniel K. Inouye registrou imagens detalhadas e aproximadas do Sol. A divulgação das fotos pode auxiliar cientistas a entender melhor sobre o campo magnético e as tempestades do astro. As fotos foram capturadas pela Visible Broadband Câmera (VBI), instrumento de alta resolução do telescópio.
Manchas que aparecem na superfície do Sol são as principais causas de erupções e explosões de energia, que geram tempestades solares. Esses acontecimentos causam eventos climáticos espaciais que impactam a vida na Terra.
Os campos magnéticos associados às tempestades solares podem afetar diretamente atividades ligadas à Terra, como, por exemplo, em viagens aéreas, alterações em comunicações, satélites, redes elétricas, entre outras.
Conheça o telescópio solar Daniel K. Inouye
O telescópio solar Daniel K. Inouye é um projeto entre a National Science Foundation e a Associação de Universidade de Pesquisa em Astronomia (Aura).
O instrumento está localizado na Ilha de Maui, no Havaí. É o maior e o mais poderoso telescópio terrestre com o foco em estudar eventos solares.
De acordo com Matt Mountain, presidente da Aura, o ciclo solar está apenas começando. “Agora, podemos apontar o telescópio solar mais avançado do mundo para o Sol para capturar e compartilhar imagens incrivelmente detalhadas”, disse Mountain.
Veja outras imagens capturadas pelo telescópio Daniel K. Inouye:
A legenda da primeira foto afirma incorretamente que a foto foi feita pelo “satélite Daniel K Inouye”, enquanto o telescópio de mesmo nome está em terra.