Nasa captura foto do Sol ‘sorrindo’

Imagem foi registrada pelo Solar Dynamics Observatory
-Publicidade-
Os 'olhos' e a 'boca' vistos na imagem são buracos coronais
Os 'olhos' e a 'boca' vistos na imagem são buracos coronais | Foto: Divulgação/Nasa

Um satélite da Agência Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) registrou uma fotografia intrigante, em que o Sol aparece “sorrindo”. Os “olhos” e a “boca” vistos na imagem são buracos coronais — áreas escuras e frias que permitem a saída de material da coroa solar para o espaço.

A foto foi tirada na manhã de terça-feira 25 pelo Solar Dynamics Observatory. A sonda, enviada ao espaço pela Nasa em 2010, tem o objetivo de estudar a atividade solar e sua influência para a Terra.

Quando o Sol aumenta sua atividade magnética, ocorrem tempestades solares que podem prejudicar sistemas de telecomunicações. Esse fenômeno também é responsável pela formação de auroras na Terra, que resultam da interação entre as partículas dos ventos solares e dos gases atmosféricos.

Além do Sol ‘sorrindo’

No início deste mês, a Nasa investigou um objeto misterioso que ficou preso ao Ingenuity, helicóptero da agência espacial norte-americana usado em Marte. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra um pequeno pedaço de detrito colado em uma parte da aeronave.

As imagens foram registradas no 33º voo do Ingenuity, quando o helicóptero estava explorando a região da cratera Jazero. O incidente mostra algo semelhante a um plástico enganchado no pé da aeronave. A Nasa qualificou o objeto como um “FOD” — sigla em inglês para Foreign Object Debris (Detrito de Objeto Estranho). O termo é usado na aviação para se referir a qualquer partícula ou substância estranha capaz de causar danos a uma aeronave.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.