Regiões da Argentina e do Uruguai foram atingidas por fortes tempestades e vendavais, na última quarta-feira, 13. De acordo com o site Metsul Meteorologia, o fenômeno marca o começo de uma sequência de dias com intensa instabilidade nos dois países.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Na Argentina, a chuva e o vento, com rajadas com mais de 120 km/h, atingiram a cidade de Olavarría, no centro da Província de Buenos Aires.
Leia também: “Previsão do tempo: nova onda de calor eleva temperaturas no Brasil”
O temporal desalojou 70 famílias e causou queda de árvores, desabamentos e destelhamentos. O município decretou situação de emergência.
Duas pessoas morreram na Província argentina de Entre Ríos
Na Província de Entre Ríos, duas pessoas morreram depois que foram arrastadas com o seu carro por um riacho que invadiu a estrada.
Além disso, a tempestade causou danos em escolas, centros esportivos e terminais rodoviários. Houve também queda de árvores e postes de iluminação, o que levou aos bloqueios em diferentes estradas rurais e acessos às cidades.
A cidade de Villaguay, no centro de Entre Ríos, é o lugar mais afetado. A destruição das redes elétricas deixou quase toda a cidade sem eletricidade. O centro esportivo virou ruínas e o novo terminal de ônibus veio abaixo.
Norte e Litoral Oeste do Uruguai foram afetados
No Uruguai, a chuva atingiu o norte e o litoral oeste do país. Os acumulados de chuva atingiram de 150 mm a 200 mm em pontos das cidades de Artigas, Salto e Paysandú. Em Durazno, o temporal causou alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores.
O alerta continua
O alerta de tempestades severas continua nos dois países até o fim de semana. Na noite desta quinta-feira, 14, e na manhã de sexta-feira 15, fortes chuvas devem avançar da Argentina para o Uruguai. O fenômeno vai afetar as duas capitais, Buenos Aires e Montevidéu.
Leia também: “Fenômeno El Niño vai ter forte influência sobre o clima de dezembro”