O tenista brasileiro João Fonseca, de apenas 18 anos, venceu o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, nesta terça-feira, 14, por 3 sets a 0. A partida, cujas parciais foram de 7/6 (1), 6/3 e 7/6 (5), ocorreu pela primeira rodada do Aberto da Austrália. Essa foi a 14ª vitória consecutiva do brasileiro.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Agora, Fonseca, o qual abriu o torneio como número 112 do planeta, volta às quadras nesta quinta-feira, 16, à 1h (horário de Brasília), diante de Lorenzo Sonego. Na primeira fase, o italiano superou o suíço Stanislas Wawrinka, tricampeão de Grand Slams.
Às vésperas da partida, Fonseca analisou Sonego. “Já joguei com ele no saibro, em melhor de três sets, e é completamente diferente daqui”, disse. “Então sei que vai ser um jogador difícil, intenso, mas vou descansar e impor meu ritmo. Fazer exatamente o que fiz nesse [primeiro] jogo, impor meu ritmo, sendo agressivo, intenso e fechando as portas. Acho que vai ser um bom jogo.”
Confira os dois últimos pontos da partida entre João Fonseca e Andrey Rublev.
Começar o dia com essas imagens de João Fonseca batendo um top-10: bom demais!pic.twitter.com/QDpG6VEBsu
— Leonardo Bertozzi (@lbertozzi) January 14, 2025
O Aberto da Austrália (Australian Open) é o primeiro grande torneio de tênis do calendário anual. Depois do país da Oceania, os atletas disputam Grand Slams na França (Roland Garros), na Inglaterra (Wimbledon) e nos Estados Unidos (US Open).
Vitória de João Fonseca repercute nas redes sociais
Uma partida entre o 112° e o nono do ranking da ATP acaba, normalmente, com a vitória do melhor colocado. O ótimo desempenho do jovem brasileiro João Fonseca chamou atenção das redes sociais, no Brasil e no mundo.
Em inglês, um internauta afirmou que a técnica de Fonseca é a melhor que já viu. “Ele não tem fraquezas, tecnicamente, nem do forehand e nem do backhand“, escreveu. “Não tenho nenhuma dúvida de que ele será o número 1.”
Leia também: “O jogo virou”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 251 da Revista Oeste
Também em inglês, outro usuário afirmou que a vitória do brasileiro não pode ser justificada pelo desempenho de Rublev, que, segundo ele, jogou bem. “Fonseca foi simplesmente incrível”, comentou. “Ele é um perigo para Sinner, Alcaraz, Medvedev e Zverev.”
Apesar dos comentários em línguas estrangeiras, os brasileiros dominaram o campo dos comentários. Um deles comparou o impacto de Fonseca para a atual geração, assim como grandes nomes do esporte foram aos mais antigos.
“Meus avós viram Pelé, meus pais viram Senna e eu estou vendo João Fonseca!”, escreveu o usuário. “Que orgulho de ser brasileiro.” Já o perfil oficial do Aberto do Rio de Janeiro, uma competição ATP 500, comentou: “Boy from Rio [Garoto do Rio]”.