Um terremoto de magnitude 6,1 atingiu a Província de Fukushima, no Japão, nesta quinta-feira, 4. Não houve relatos imediatos de danos nem feridos. O tremor ocorreu um dia depois de outro abalo, de intensidade 7,4, causar destruição, mortes e alerta de tsunami em Taiwan.
O epicentro do terremoto desta quinta-feira ocorreu a uma profundidade de 40 km, conforme informações do Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC, sigla em inglês), e foi sentido em Tóquio, localizada a 250 km de distância.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
O operador da usina nuclear de Fukushima afirmou à mídia local que “nenhuma anormalidade” foi detectada nesta central nem em outras da região.
Em março de 2011, a usina de Fukushima foi severamente danificada por um terremoto de magnitude 9,0, seguido de um tsunami, o que resultou em um dos piores acidentes nucleares da história. Desde então, o Japão tem realizado esforços de desativação e descontaminação na central nuclear.
O Japão, um dos países mais ativos tectonicamente do mundo, possui rigorosos padrões de construção projetados para garantir que as estruturas possam resistir até aos terremotos mais poderosos.
Leia também: “Vídeos: terremoto de 7,5 graus atinge Taiwan e deixa 9 mortos e 800 feridos; prédios desabam”
O arquipélago, com 125 milhões de habitantes, registra cerca de 1,5 mil abalos todos os anos, a maioria dos quais é leve.
Saiba mais sobre Fukushima
A Província de Fukushima, onde está localizada a usina nuclear de Fukushima Daiichi, tem uma população de aproximadamente 1,8 milhão de habitantes.
No Japão, as Províncias são as subdivisões administrativas equivalentes aos Estados no Brasil e em outros países.
A cidade de Fukushima, capital da Província, tem uma população de cerca de 280 mil habitantes.
Fukushima é uma das 47 Províncias do país e está localizada na região nordeste do Japão.