publicidade
Mundo

Terremoto em Mianmar: número de mortos ultrapassa 1,6 mil

A quantidade de vítimas ainda pode crescer, enquanto a infraestrutura do país sofre danos graves

Terremoto em Mianmar
Número de mortos pode chegar a 10 mil, diz Serviço Geológico dos Estados Unidos | Foto: Reprodução/X

Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar nesta sexta-feira, 28, deixando pelo menos 1,6 mil mortos e 2,3 mil feridos, segundo atualização da mídia estatal um dia depois da tragédia. O tremor também causou destruição e mobiliza esforços de resgate na Tailândia e na China.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), no entanto, estima que a quantidade pode ultrapassar os 10 mil mortos. “É provável que haja muitas vítimas e danos extensos”, afirmou o órgão norte-americano. “E o desastre provavelmente será generalizado.”

Receba nossas atualizações

Leia mais: “Terremoto em Mianmar: Serviço Geológico dos EUA estima 10 mil mortos”

O epicentro foi a 16 km a noroeste da cidade de Mandalay, com profundidade de 10 km.

Na Tailândia, os tremores derrubaram um prédio em construção na capital Bangkok. Equipes de resgate procuram por 101 desaparecidos nos escombros, e ao menos nove pessoas morreram, segundo o governo tailandês.

Ajuda internacional

Sobreviventes em Mandalay tentaram resgatar vítimas soterradas usando as próprias mãos, enquanto aguardavam a chegada de maquinário e equipes de resgate. A junta militar de Mianmar decretou estado de emergência em seis regiões, incluindo Sagaing, Mandalay e a capital Naipitau.

A junta militar pediu ajuda internacional e doações de qualquer país ou organização. A Rússia, a Índia, a Malásia e Singapura enviaram equipes de resgate e suprimentos. Já a China deslocou especialistas para auxiliar nas operações. A Coreia do Sul anunciou ajuda humanitária inicial de US$ 2 milhões, e os Estados Unidos informaram que prestarão assistência, apesar das sanções aplicadas à junta militar.

Maior terremoto de Mianmar em um século

O USGS afirmou que este é o terremoto mais poderoso a atingir Mianmar em mais de 100 anos. Estradas, pontes e edifícios foram danificados, incluindo um hospital de mil leitos em Naipitau.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

O governo militar controla a mídia e limita o acesso à internet, o que dificulta a obtenção de informações sobre a situação no país. Mianmar enfrenta dificuldades devido à infraestrutura precária e ao sistema de saúde debilitado por quatro anos de guerra civil.

Leia também:

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade