As equipes de socorro de Taiwan estão trabalhando nesta quinta-feira, 4, nas buscas por mais de cem desaparecidos, um dia depois de o país ser atingido por um terremoto de magnitude 7,4, o mais forte em 25 anos, deixando um rastro de destruição. As autoridades acreditam que as vítimas podem estar presas em áreas remotas.
Nesta quinta-feira, o número de mortos confirmados subiu para dez. Ao menos 48 prédios ficaram danificados. O tremor deixou mais de mil feridos.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Segundo as autoridades, cerca de 705 pessoas precisaram de resgate. Um total de 688 delas estavam encurraladas próximas ao Hotel Silks Palace e ao Centro de Atividades Juvenis Tien Hsiang, na cidade costeira de Hualien, perto do epicentro do terremoto.
As equipes de busca e resgate conseguiram chegar a algumas das pessoas presas no hotel na manhã desta quinta-feira. Uma delas “parecia ter as pernas quebradas”, disse o ministro do Interior, Lin Yu-chang, em postagem nas redes sociais.
Câmeras aéreas avistaram outras pessoas em um micro-ônibus na Rodovia 8 de Taiwan, uma rota que corta a área.
Veja também: “Vídeos: terremoto de 7,5 graus atinge Taiwan e deixa 9 mortos e 800 feridos; prédios desabam”
Na cidade, os socorristas precisaram usar uma escavadeira para estabilizar a base de um prédio danificado. Algumas construções tiveram o térreo esmagado e vários moradores foram acomodados em tendas.
Cotidiano está voltando ao normal
Até a tarde desta quinta-feira, pelo horário local, a principal estrada que liga o condado à capital ainda estava fechada, embora grande parte da vida cotidiana da ilha esteja voltando ao normal.
A energia e a água começaram a ser restabelecidas aos poucos, assim como alguns serviços ferroviários locais.
Leia também: “Terremoto em Taiwan: vídeo mostra enfermeiras salvando crianças na maternidade”
A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co., um dos fabricantes de chips de computador mais importantes do mundo, localizado em Hualien, também já reiniciou a maioria de suas operações, conforme informações da Agência de Notícias Central.
De acordo com a Comissão de Segurança Nuclear taiwanesa, todas as usinas nucleares operam normalmente.
Taiwan é regularmente sacudida por terremotos, e sua população está bem preparada para eles. Também possui rigorosos requisitos de construção para garantir que os edifícios sejam resistentes a abalos.