Militares de Israel informaram nesta quinta-feira, 26, que o Hamas e outros grupos terroristas mantêm 224 reféns em Gaza. De acordo com o governo israelense, estrangeiros de 25 países estão entre os detidos. Eles representam 135 do total de capturados pelo Hamas desde os ataques de 7 de outubro.
Entre as vítimas estão até 20 idosos e ao menos 20 crianças. O Hamas disse que todos os reféns se encontram em “locais e túneis seguros” dentro de Gaza.
Confira: “Com café e biscoitos, casal distrai terroristas do Hamas e sobrevive”
Até o momento, quatro reféns ganharam liberdade. Os primeiros, no último dia 20, foram duas norte-americanas, mãe e filha; os demais, no dia 23, foram Nurit Cooper, de 79 anos, e Yocheved Lifshitz, de 85. Os maridos das idosas continuam presos pelos terroristas.
Lifshitz contou à imprensa sobre o pesadelo que passou: “Fui espancada com pedaços de pau”.
Contra-ataque de Israel
Na madrugada desta quinta-feira, as Forças de Defesa de Israel (FDI) entraram com tanques no norte de Gaza em um “ataque direcionado”. As FDI informaram que atingiram “muitos terroristas e destruíram infraestruturas e posições antitanque”.
Enquanto isso, os militares se preparavam para uma invasão terrestre. Israel já comunicou que uma “operação significativa” está para acontecer na Faixa de Gaza.
Simultaneamente, as forças terrestres e a direção tecnológica e logística das FDI estão se equipando para uma ação a qual chamaram de “arena de combate alargada”.