A Tesla, conhecida por seus carros elétricos, painéis solares e baterias, também está trabalhando no desenvolvimento de robôs humanoides capazes de realizar diversas tarefas e interagir com humanos. A empresa norte-americana, do bilionário Elon Musk, apresentou o Optimus Gen 2, a mais nova geração do protótipo.
Com cerca de 1,80 m de altura e pesando aproximadamente 54,88 kg, o novo robô humanoide é mais leve, rápido, suave e capaz do que o seu antecessor. De acordo com a empresa de Musk, ele foi projetado para ser uma máquina de propósito geral, capaz de auxiliar os humanos em diversos domínios, como manufatura, construção, saúde e entretenimento.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Segundo os pesquisadores da Tesla, o robô poderá “tornar-se parte da nossa sociedade e economia, pois pode executar tarefas perigosas, monótonas ou difíceis para os humanos”.
Em corrida, o Optimus Gen 2 pode atingir uma velocidade aproximada de 8,05 km/h, representando um desempenho 30% mais rápido em comparação com a geração anterior. Além disso, o novo robô possui 35 graus de liberdade, o que significa que pode movimentar suas articulações em várias direções e ângulos.
Com suas mãos, pés, pescoço e corpo aprimorados, ele apresenta uma aparência e movimento mais semelhantes aos de humanos.
No vídeo abaixo, em postagem do Twitter/X, é possível visualizar a evolução do novo protótipo em relação aos dois modelos anteriores.
Conheça detalhes do corpo do Optimus Gen 2, o robô humanoide da Tesla
As mãos do Optimus Gen 2 têm 11 graus de liberdade e são equipadas com sensores táteis e atuadores mais rápidos. Esse mecanismo permite que o robô manipule objetos com maior precisão e destreza.
Os pés também são diferenciados e mais avançados do que o modelo anterior da Tesla. Segundo a empresa, eles apresentam uma forma mais natural e estão equipados com sensores de força/toque e dedos articulados. Essa tecnologia garante um desempenho aprimorado em termos de equilíbrio, proporcionando uma caminhada mais suave ao robô.
Com 2 graus de liberdade, o pescoço do Optimus Gen 2 pode inclinar e girar a cabeça, permitindo ao robô maior expressividade e flexibilidade.
O corpo da máquina humanoide possui eletrônicos e fiação integrados, tornando o robô mais aerodinâmico e robusto.
As inovações não se limitaram à performance. A aparência da nova geração de robôs humanoides da Tesla também ganhou um esquema de cores brancas.
As vantagens da Tesla sobre os concorrentes
Embora não seja a única empresa no mundo a trabalhar na criação de robôs humanoides, a Tesla tem uma vantagem sobre seus concorrentes, segundo especialistas do setor de robótica. A fábrica de Musk possui capacidade de produção em massa e escalabilidade, aproveitando a expertise e a infraestrutura do parque industrial de seus veículos elétricos e baterias.
Além disso, outra vantagem relatada é a possibilidade de a Tesla utilizar suas tecnologias Autopilot e Neuralink, o que a diferencia de outras empresas do setor.
Ele ainda caminha com as coxas e joelhos muito flexionados. Precisa ficar mais ereto.
O Ellon Musk é o Tony Stark da vida real.