Mais de 25 Estados republicanos dos Estados Unidos declararam apoio ao governador do Texas, Greg Abbott, contra o presidente democrata, Joe Biden, depois que a Suprema Corte norte-americana aprovou a decisão federal de retirar o arame farpado instalado pelo texano na fronteira com o México.
Dois juízes conservadores da Suprema Corte se uniram aos progressistas democratas para anular a ordem de um tribunal inferior que impedia agentes da Patrulha de Fronteira dos EUA de acessar o Parque Eagle Pass, a área vulnerável que é o principal cenário da crise imigratória.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Eagle Pass está localizado no sul do Estado do Texas, onde membros da Guarda Nacional do Texas estão atualmente em operação. A região tem sido um ponto de trânsito intenso para imigrantes ilegais.
Os governadores afirmam que mais de 6 milhões de imigrantes entraram ilegalmente no país nos últimos anos.”
Abbott desafiou a ordem Federal
Desafiando a ordem de tirar os arames farpados, Abbott afirmou no início da semana que o Poder Executivo federal tem o dever constitucional de fazer cumprir as leis que protegem os Estados e chamou Biden de “presidente sem lei”.
O senador texano Ted Cruz, também do Partido Republicano, destacou que Biden reverteu todas as principais políticas de segurança na fronteira implementadas por Trump.
“Biden quebrou a fronteira”, acusou Cruz. “Ele poderia resolver esse problema amanhã, mas não quer”.
Leia também: “Governo Biden processa o Texas por nova lei estadual de imigração”
Cruz afirmou que tanto o presidente Biden quanto o líder da maioria no Senado, o democrata do Estado de Nova York, Chuck Schumer, veem os imigrantes ilegais “como futuros eleitores democratas vitalícios”.
Para o senador texano, o sofrimento de mulheres e crianças que passam pela fronteira de forma “brutal” à medida que a crise se intensifica é ignorado por Biden e Schumer. “As mortes e o sofrimento são preços aceitáveis para os democratas permanecerem no poder,” acusou Cruz.
O deputado republicano Brian Harrison, que foi chefe de gabinete no Departamento de Saúde e Serviços Humanos no governo Trump, disse em entrevista ao canal Newsmax que Joe Biden cometeu “milhões de crimes “ federais ao permitir a crise imigratória.
“Para cada imigrante ilegal que Joe Biden permite ficar neste país, ele está violando pelo menos três leis federais que consigo pensar de imediato”, afirmou Harrison.
Leia também: “Centenas de imigrantes estão morando no aeroporto de Chicago (EUA)”
Conheça os governadores que apoiam o Texas
Em entrevista ao canal FoxNews, a governadora de Dakota do Sul, Kristi Noem, afirmou que ela mesma vai ao Texas instalar a concertina caso Biden insista em tentar impedir que Abbot proteja a entrada de imigrantes ilegais no país.
Mesmo distante mais de 2 mil quilômetros da fronteira com o México, Noem declarou a região como “zona de guerra” e, por isso, enviou a guarda de seu Estado para ajudar o Texas. A governadora revelou que os agentes federais, sob comando de Biden, também não apoiam a decisão “relaxada” do chefe em relação à crise imigratória.
Os governadores Ron DeSantis, da Flórida, e Kevin Stitt, de Oklahoma, também declararam apoio a Abbott.
Além de Dakota do Sul, Flórida e Oklahoma, os outros Estados que apoiam o Texas são: Alabama, Alasca, Arkansas, Geórgia, Idaho, Indiana, Iowa, Luisiana, Mississippi, Missouri, Montana, Nebraska, Nevada, Nova Hampshire, Dakota do Norte; Ohio, Carolina do Sul, Tennessee, Utah,Virgínia, West Virginia e Wyoming.
Acho que já passou da hora de discutirmos de maneira séria a segregação de estados aqui no Brasil.
Decisão exemplar. Os governadores e senadores daqui deveriam se inspirar para fazer frente a decisões estúpidas da Suprema Corte.