Jake Koehler, youtuber norte-americano, afirma ter “escapado da morte”, por não embarcar no submarino que implodiu durante uma expedição aos destroços do Titanic. Poucos dias antes da tragédia, Koehler programara um passeio semelhante no veículo, mas que não ocorreu, em virtude do “mau tempo” naquele dia e falhas identificadas no equipamento.
“Essas imagens são da Missão III, dias antes de o submersível ser dado como desaparecido na Missão V.”, disse Koehler, em um vídeo publicado nas redes sociais, no sábado 24, ao mostrar cenas do evento malsucedido. “A minha expedição seria no mesmo submarino que desapareceu.”
Há exatamente uma semana, o submarino que foi visitar o Titanic implodiu faltando pouco para chegar aos destroços do transatlântico. Cinco pessoas morreram na tragédia.
De acordo com Koehler, ele chegou a se preparar para o embarque, acompanhado de Stockton Rush, presidente da OceanGate, e de Paul-Henry Nargeolet, ex-comandante da Marinha Francesa e especialista do naufrágio do Titanic — duas das vítimas da implosão do submarino que visitou o Titanic. O mergulho no submarino para ver o Titanic, contudo, não ocorreu.
“Os controladores do motor do Titan não estavam se comunicando de forma consistente”, disse Koehler. “Achamos que era um problema de fiação. Não sei se esse foi o que causou o trágico acidente. Pode ter sido qualquer outra coisa. Todos os dias, eles tinham algum problema. Tentamos consertar tudo para garantir que o submersível estivesse em perfeito estado para chegar ao Titanic. Não deu certo. É estranho, agora, mas, no momento, parecia algo normal para a equipe. Podia ter sido eu a morrer.”