Cidade que receberia os Jogos Olímpicos neste ano, capital japonesa avança na reabertura econômica
Exatamente uma semana após anunciar que estava saindo do estado de emergência, Tóquio dá mais um passo rumo à plena retomada das atividades. A partir de hoje começa a vigorar na cidade o que foi definido pelas autoridades locais como segunda fase da recuperação frente à pandemia de covid-19. Com isso, mais setores voltam a funcionar na capital do Japão.
Leia mais: “Pfizer informa que vacina chega em outubro”
Dessa forma, academias, casas de shows, cursinhos e lojas de departamento estão com permissões concedidas para voltarem a atender o público. A nova etapa da reabertura em Tóquio ocorre diante da queda de novos casos de infecções pelo vírus chinês. Segundo informações da agência japonesa NHK, a cidade registrou apenas 5 confirmações pelo novo coronavírus no domingo, 31 de maio.
Próximas etapas
A reabertura de Tóquio pode ter novidades antes do planejado. Isso porque o governo metropolitano da capital do Japão já avisa: diferentemente do Estado de São Paulo, em que regras de confinamento perduram por mais de dois meses, há a possibilidade de relaxar ainda mais as restrições ao decorrer das duas próximas semanas. Conforme registra a NHK, “[a cidade] poderá passar antecipadamente à etapa seguinte se o número de infecções continuar baixo”. Assim, estabelecimentos como bares e casas de karaokê também poderão ser reabertos.
“Passar antecipadamente à etapa seguinte se o número de infecções continuar baixo”
Jogos Olímpicos
Tóquio seria a cidade-sede dos Jogos Olímpicos neste ano. Com o avanço do vírus chinês ao redor do mundo, a edição do evento esportivo foi adiada para 2021, mas isso não fez com que a cidade deixasse de lado a organização. Conforme registrado por Oeste, a capital do Japão deve ser palco de mais uma Olimpíada em julho do próximo ano.