Um tornado matou três pessoas em um parque de trailers, em Indiana, em meio a fortes tempestades que atingiram três Estados do meio-oeste dos Estados Unidos, na noite desta quinta-feira, 14.
Pelo menos mais 38 pessoas em Indiana e mais de 20 pessoas em Ohio teriam ficado feridas com as fortes tempestades, de acordo com as autoridades.
De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (NWS), mais de 13 milhões de pessoas na região central do país estavam sob vigilância de tornado.
Partes de cidades de ambos os Estados também sofreram danos em suas estruturas. Segundo o jornal Washington Post, alertas de tornados foram emitidos em uma faixa de 1,6 mil km no centro dos EUA na quinta-feira.
Mais de 5 mil residências e empresas em Indiana e mais de 20 mil em Ohio ficaram sem energia na manhã desta sexta-feira, 15.
“É pura devastação”, disse Amber Fagan, presidente da Câmara de Comércio de Indian Lakes, à estação de televisão Columbus ABC. “Nunca vi nada assim em toda a minha vida.”
Leia também: “Procurador usa ‘lapsos de memória’ de Biden para não acusa-lo criminalmente”
De acordo com o Centro de Previsão de Tempestades dos EUA, dois relatos de tornados foram feitos em Indiana e cinco em Ohio.
O governador de Indiana, Eric Holcomb, prestou condolências aos que foram afetados pelas tempestades na região. Segundo ele, “o povo da cidade de Winchester é resiliente” e deve saber que o governo o apoiará.
As tempestades atravessaram o Vale do Ohio, o que gerou tornados em diversas áreas. O governador do Kentucky, Andy Beshear, disse nas redes sociais que outro tornado passou pelas cidades de Gallatin e Trimble, em seu Estado, mas sem mortes.
“Há feridos leves, mas nenhuma morte foi relatada”, disse o governador. “Há danos estruturais significativos, e é nosso trabalho abraçar nossos companheiros de Kentucky e apoiá-los nesse momento de necessidade. “
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste