O governo da Colômbia anunciou na noite de quarta-feira 4 que extraditou para os Estados Unidos o traficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga, também conhecido como “Otoniel”.
Ele foi capturado em outubro do ano passado. Os Estados Unidos chegaram a oferecer recompensa de US$ 5 milhões por informações que levassem à prisão o líder da facção criminosa Clã do Golfo, a maior quadrilha de narcotráfico do país. O grupo controla a fronteira entre a Colômbia e o Panamá, rota fundamental para o contrabando de cocaína para o território americano.
Conforme o presidente Iván Duque, depois de cumprir pena pelos crimes pelos quais é acusado nos EUA, “Otoniel” deve voltar para a Colômbia e pagar pelos crimes que cometeu no país.
“Esta extradição mostra que ninguém está acima do Estado colombiano. O Estado de Direito estará sempre acima de qualquer criminoso. Para todos que fazem parte do Clã do Golfo: ou vocês se submetem às autoridades ou sofrerão o mesmo destino que o vulgo ‘Otoniel'”, escreveu Duque no Twitter.
Como candidato me comprometí a capturar y extraditar a este delincuente de la peor ralea y le cumplimos a Colombia. Fueron muchos años de lucha, de trabajo articulado y felicitamos a la @FuerzasMilCol, @PoliciaColombia, y todas las instituciones que trabajaron en este propósito. pic.twitter.com/oEgCcemR4V
— Iván Duque 🇨🇴 (@IvanDuque) May 4, 2022
Quando o criminoso foi capturado, Iván Duque classificou a prisão como o “golpe mais duro contra o narcotráfico neste século no nosso país”. Ele comparou a ação à morte de Pablo Escobar, chefe do Cartel de Medellín, em 1993.
Já tem outro no lugar, relaxa
Uma bananeira, quando se corta a planta-mãe, saem vários brotos, se cortam os brotos, nascem outros brotos e por aí vai. É como aquele monstro mitológico da Grécia Antiga que vivia num pântano, a Hidra de Lerna, era um monstro de várias cabeças, sendo uma delas imortal, tal como a bananeira. Só Hércules o semi-deus mitológico foi quem acabou com a raça dela, enterrando a cabeça imortal e colocando uma grande rocha por cima da sepultura. Entenderam?
Esse vai terminar a vida cumprindo a pena nos EUA, falar que ele volta pra Colômbia para cumprir as penas da Colômbia posteriormente foi só para dar um “enfeite” a notícia.
Lá a Lei é cumprida.