Traficante mais procurado da Colômbia é extraditado para os EUA

Otoniel era chefe do Clã do Golfo e foi preso há seis meses
-Publicidade-
Depois de cumprir pena pelos crimes pelos quais é acusado nos EUA, "Otoniel" deve voltar para a Colômbia
Depois de cumprir pena pelos crimes pelos quais é acusado nos EUA, "Otoniel" deve voltar para a Colômbia | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O governo da Colômbia anunciou na noite de quarta-feira 4 que extraditou para os Estados Unidos o traficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga, também conhecido como “Otoniel”.

Ele foi capturado em outubro do ano passado. Os Estados Unidos chegaram a oferecer recompensa de US$ 5 milhões por informações que levassem à prisão o líder da facção criminosa Clã do Golfo, a maior quadrilha de narcotráfico do país. O grupo controla a fronteira entre a Colômbia e o Panamá, rota fundamental para o contrabando de cocaína para o território americano.

Conforme o presidente Iván Duque, depois de cumprir pena pelos crimes pelos quais é acusado nos EUA, “Otoniel” deve voltar para a Colômbia e pagar pelos crimes que cometeu no país.

-Publicidade-

“Esta extradição mostra que ninguém está acima do Estado colombiano. O Estado de Direito estará sempre acima de qualquer criminoso. Para todos que fazem parte do Clã do Golfo: ou vocês se submetem às autoridades ou sofrerão o mesmo destino que o vulgo ‘Otoniel'”, escreveu Duque no Twitter.

Quando o criminoso foi capturado, Iván Duque classificou a prisão como o “golpe mais duro contra o narcotráfico neste século no nosso país”. Ele comparou a ação à morte de Pablo Escobar, chefe do Cartel de Medellín, em 1993.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.