O Tribunal de Justiça de Ibagué determinou cinco dias de prisão ao presidente da Colômbia, Iván Duque, julgado por supostamente descumprir uma ordem da Suprema Corte. Em 2020, o “STF” do país estabeleceu a criação da guarda de proteção ao parque nacional de Los Nevados, no norte do país.
No mesmo ano, a Corte considerou as florestas como “alvo de direito”. Dessa forma, estabeleceu como mantenedor legal o presidente Iván Duque. Ao ser interpelado pelo Judiciário sobre estado do processo de criação da guarda, a Presidência informou que já havia cumprido a ordem porque delegou ao oficial da divisão do Exército essa responsabilidade.
Contudo, a Justiça não considerou satisfatória a resposta de Duque e decretou a prisão domiciliar de cinco dias e multa de 15 salários-mínimos também foi aplicada. De acordo com o jornal El Tiempo, Duque classificou a decisão como “inconstitucional”.
“Hoje, assistimos a um ato que, em primeiro lugar, é inexplicável, porque quer passar por cima da jurisdição constitucional, em que é supostamente ordenada a prisão do presidente da República, por descumprimento daquela sentença”, afirmou o presidente da Colômbia. “Essa sentença está mais que cumprida e os relatórios estão aí.”
Segundo juristas ouvidos pelo jornal, a ordem é considerada inválida. Cabe ao Congresso julgar as denúncias contra o chefe do Executivo. Sendo um tribunal regional, a Corte de Ibagué não tem competência para prender o presidente.
E AO CONTRÁRIO…PODE PRENDER TAMBÉM???????
Xiii não deem ideia pra loucos não, mas me digam uma coisa e quando são os tais membros do STF não cumprem a constituição do País e ai o que acontece? ou eles são semi Deuses mesmo que podem tudo.
Esse é o resultado do Foro de São Paulo. Se os cidadãos de bem ficarem quietos teremos o mesmo fim da Venezuela e Argentina. Os comunistas estão avançando a passos largos.
Este é o sonho de Moraes e seu bando, mas por aqui os nossos “ministros” são covardes, eles pegam deputados e jornalistas de oposição, jamais teriam a coragem de fazer algo assim com o PR, jogam pedrinhas de longe.
Lá é como cá!
No nosso caso, penso que o STF já deveria ter sido dissolvido pois já perdeu a legitimidade há muito tempo!
Uma nova legislação deveria ser criada para a formação de uma nova composição do supremo, na qual apenas juízes de carreira podessem ser indicados, com mandato de 8 anos, sem recondução e o quinto constitucional seria revogado!
Essas supremas cortes da América Latina estão acabando com as democracias da região. São verdadeiras usurpadoras dos demais poderes e devem ser contidas e postas nos seus devidos lugares.
Falando merda né comunista?
ESTE É O JUIZ LADRÃO DA COLOMBIA…
Essa doença do judiciario está se alastrando mundo afora.
aqui também vai ser assim.
Eita pau pereira
Tanto aqui como lá o judiciário age conforme seus interesses 💰💰💰💰
Também acho, veja a decisão do cachorro de coleira do vagabundo do NUNES MARQUES, que devolveu o mandato para dois criminosos MENTIROSOS, que deveriam estar na cadeia..
Não vi ninguém reclamar de viés ideológico nesta decisão, porque…????
luhesa20
Falo merda né comunista?
Começa assim. Como termina ninguém sabe.
A solução é ir votar em outubro e, até lá, fazer campanha para ninguém faltar à eleição!
Muito estranho o judiciário fazer determinações querendo impor como o Executivo de fazer a gestão.
Parece que a justiça em alguns países se posicionam como se o Executivos fosse empregado deles, que estão lá para executar o que a Justiça a define como deve ser.
Vamos ver quando a população se rebelar contra essa Ditadura da Toga se as canetas dos ilustres togados vão segurar a população.
Ditadura da toga tem método.
Óóóóóóó que frase inteligente, É A PRIMEIRA VEZ QUE ESCUTO ALGUÉM FALAR ESTA PÉROLA JURÍDICA..
PARABÉNS LUIZ, VC ENO CARA….
…
…
….
MAIS BURRO QUE JA VÍ… HIHIHIHIHI