Um tribunal russo decretou a prisão de Yulia Navalnaya, viúva do opositor Alexei Navalny, por participação em uma associação extremista. A Corte anunciou a decisão nesta terça-feira, 9.
A ordem de prisão foi emitida por um período de dois meses, a ser cumprido caso Navalnaya seja extraditada ou detida na Rússia.
Aos 47 anos, a viúva de Navalny acusa o Kremlin de ser responsável pela morte do opositor. “Vladimir Putin é um assassino e um criminoso de guerra”, disse Navalnaya, em comunicado. “Seu lugar é na prisão.”
Leonid Volkov, ex-chefe de gabinete de Navalny, afirmou no Twitter/X que o mandado de prisão reconhece a determinação de Yulia.
Desde a morte de Alexei Navalny, Yulia se reuniu com líderes mundiais, incluindo Joe Biden, e convocou protestos durante eleições na Rússia.
A morte de Navalny
Navalny morreu em 16 de fevereiro, enquanto cumpria uma sentença de 19 anos na penitenciária IK-3 em Kharp. As autoridades alegam que ele teve um colapso depois de uma caminhada, mas a oposição acusa o Kremlin de estar por trás de sua morte.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
O opositor foi preso ao retornar à Rússia em janeiro de 2021, vindo da Alemanha, onde se recuperava de um envenenamento que atribuiu ao Kremlin. Sua morte ocorreu um mês antes das eleições presidenciais de 17 de março, nas quais Putin era o favorito.
Há quem diga que tanto ela como o Navalny são espiões contratados pela CIA. De fato, quem seriaqje financiava toda a campanha do Navalny ? A Yulia esteve em reunião até com a Nancy Pelosi. Esteve protagonizando a entrega de Oscar…
Não sei a veracidade mas há quem diga que até a morte do Navalny foi armação da Yulia. Que a volta do Navalny à Rússia após o tratamento na Alemanha foi armação da própria esposa. Este caso é muito estranho.
“O ilógico é necessário. Sem ele, muito do belo das coisas se perderia”. (F. Nietzsche). Sim, o ilógico agora tomou conta do mundo todo, mas e o belo das coisas, pra onde foi?
Esse tribunal russo me lembra alguma coisa, já inventaram que ela faz parte de um núcleo terrorista. Infelizmente é mais uma pessoa que o judiciário russo e o anão assassino (putin) irão enviar para as prisões geladas para voltar apenas morto.
Tem alguma semelhança com o Brasil, Putim ladrão seu lugar é na prisão