Presidente dos EUA quer convidar a Austrália, a Coreia do Sul, a Rússia e a Índia para a reunião
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na noite deste sábado, 30, que vai adiar o próximo encontro do G7, o grupo dos sete países mais ricos do mundo, que estava marcado para junho.
O encontro agora deve acontecer em setembro ou mais no fim do ano. Os EUA pressionam para que a Austrália, a Coreia do Sul, a Rússia e a Índia sejam convidados.
A informação foi divulgada enquanto Trump retornava da Flórida, onde assistiu ao lançamento da SpaceX. Para o líder norte-americano, o G7 “é um grupo datado” no formato atual, segundo a Reuters.
Os países europeus do grupo, Alemanha, França, Itália e Reino Unido, além da União Europeia, não quiseram se posicionar sobre a decisão de Trump de adiar o encontro.
O que é o G7
O G7 é formado por Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Japão, economias consideradas desenvolvidas. Embora não faça parte do grupo, a União Europeia sempre é convidada para participar das reuniões
A Rússia foi expulsa do grupo — então chamado G8 — em 2014, depois de anexar a Crimeia, um território que pertencia à Ucrânia.