O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo, 16, que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, está “cansado” e que quer “o fim da guerra”.
Trump disse que “muito em breve” deve se encontrar com Putin. O objetivo seria discutir uma solução para a guerra na Ucrânia.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Durante uma conversa com repórteres, no Aeroporto de West Palm Beach, na Flórida, Trump destacou seus esforços para alcançar a paz. Segundo ele, tanto Putin quanto o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, demonstram interesse em encerrar o conflito.
Donald Trump: 'Putin está cansado e quer o fim da guerra.' 🇺🇸🇧🇷 pic.twitter.com/Oi1WQmw6jX
— Tradutor de Direita (@TradutordoBR) February 17, 2025
“Eu acho que ele [Putin] quer parar de lutar”, disse Trump. “Eu vejo isso. Nós conversamos muito e arduamente. Eu acho que ele quer parar de lutar. Eles têm uma grande máquina e poderosa, você entende isso. Eles derrotaram Hitler e derrotaram Napoleão, você sabe, eles estão lutando há muito tempo. Eles já fizeram isso antes. Mas eu acho que ele gostaria de parar de lutar.”
As falas de Trump acontecem no momento em que diplomatas dos EUA e Rússia fazem negociações sobre o fim da guerra
As falas do ex-presidente ocorrem no momento em que diplomatas dos Estados Unidos e da Rússia finalizam os preparativos para as negociações sobre a guerra na Ucrânia. O diálogo entre os países deve começar nos próximos dias. As reuniões acontecerão na Arábia Saudita.
O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, desembarca nesta segunda-feira, 17. Ele irá a Riade para participar das tratativas sobre o tema.