Presidente americano reclamou que aliado age de forma ‘delinquente’ ao não contribuir significativamente com a Otan
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta terça-feira que vai retirar as tropas que têm na Alemanha de lá. Atualmente, são cerca de 35 mil soldados, segundo o Pentágono, mas o presidente deve manter apenas 25 mil. “É um custo tremendo para os Estados Unidos”, afirmou Trump.
Também existem mais de 17 mil civis americanos que trabalham para o Departamento de Defesa na Alemanha, país que concentra o maior contingente militar americano no continente europeu.
Com a retirada das tropas, Donald Trump envia um claro recado aos aliados da Europa: terão de tratar os Estados Unidos de forma justa nas negociações transatlânticas, além de cumprirem suas obrigações junto à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
As Forças Armadas dos EUA utilizam as bases em alemãs para coordenar ações militares na Europa, África e Oriente Médio. Com as ambições de Vladmir Putin e a militarização russa, a presença americana tornou-se ainda mais cara ao país.
Com a retirada das tropas, Trump deixou clara seu desagrado com a parca contribuição que o país de Angela Merkel vem oferecendo à Otan. “A Alemanha é delinquente, eles vêm sendo delinquentes durante anos e devem à Otan bilhões de dólares, e têm que pagar”, disse Trump. “Nós estamos protegendo a Alemanha, e eles agem de modo delinquente. Isso não faz sentido”.
Se a própria matéria diz que 25 mil permanecerão, como vcs podem afirmar que os EUA vão “retirar as tropas que têm na Alemanha”?