O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou o presidente chinês, Xi Jinping, para participar de sua posse. A informação foi divulgada pela imprensa norte-americana e confirmada por Karoline Leavitt, porta-voz da equipe de transição de Trump.
Leavitt afirma que o gesto reflete o esforço de Trump em “criar um diálogo aberto com líderes de países que não são apenas aliados, mas também adversários e concorrentes”. No entanto, ainda não se sabe se Xi aceitará a proposta.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A equipe do presidente eleito considera a possibilidade de convidar outros líderes para a cerimônia, como o líder de direita Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria. O europeu tem um relacionamento próximo com Trump e o visitou em sua residência em Mar-a-Lago.
Desde o anúncio do resultado positivo para Trump nas eleições, líderes mundiais visitaram Mar-a-Lago para se encontrar com o presidente eleito dos EUA. Entre eles, estão o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e o presidente argentino, Javier Milei, que também deve ser convidado para a posse, assim como Nayib Bukele, presidente de El Salvador.
“Líderes mundiais estão se alinhando para se encontrar com o presidente Trump, porque sabem que ele em breve retornará ao poder e restaurará a paz por meio da força norte-americana em todo o mundo,” declarou Leavitt.
Embora embaixadores e outros diplomatas geralmente sejam convidados para as posses, o mesmo não se aplica a chefes de Estado. Registros do Departamento de Estado dos EUA, datados desde 1874, mostram que nenhum líder estrangeiro participou de uma cerimônia de transferência de poder no país.
Bolsonaro vai pedir ao STF para ir à posse de Trump
O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou que pretende solicitar ao Supremo Tribunal Federal e ao Tribunal Superior Eleitoral permissão para participar da posse de Donald Trump, prevista para 20 de janeiro de 2025, nos Estados Unidos.
Bolsonaro ressaltou que o ministro Alexandre de Moraes já negou três de suas solicitações para viagens internacionais, segundo reportagem de Oeste. Entre elas, uma visita a Mar-a-Lago, local da mansão de Trump, na Flórida.
“Agora, com todo o respeito, o homem mais forte do mundo… Você acha que ele vai convidar o Lula?”, indagou Bolsonaro. “Talvez protocolarmente. “Quem ele vai convidar do Brasil? Talvez só eu.”
O ex-presidente está impedido de deixar o Brasil, com passaporte retido, em razão de investigações sobre supostas tentativas de golpe no final de seu governo, em 2022.
Leia mais:
Leia também: “A nova Era Reagan”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 243 da Revista Oeste
Donald Trump mais uma vez reitera a grandeza da Direita em propiciar um mundo com paz e harmonia ao contrário dos sanguessugas esquerdalhas.
O ditador do STF vai negar o pedido do Bolsonaro só de birra. A pedido do Lula ladrão