O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou o ex-promotor Jack Smith, do Departamento de Justiça do país, que renunciou ao cargo neste sábado, 11.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Smith atuou em investigações sobre suposta interferência do republicano nas eleições presidenciais de 2020. Ele também esteve à frente do caso sobre eventual apropriação de documentos confidenciais do governo.
As ações sob condução do então promotor do Departamento de Justiça dos EUA resultaram em acusações contra Trump.
Em sua conta na rede social Truth Social, o republicano aproveitou para criticar publicamente Smith. O presidente eleito chamou o agora ex-procurador de “perturbado”. Além disso, sinalizou que ele acabou demitido do Departamento de Justiça norte-americano.
Leia mais:
“O perturbado Jack Smith foi demitido hoje pelo Departamento de Justiça”, afirmou Trump. “Ele é uma vergonha para si mesmo, sua família e seu país. Depois de gastar mais de US$ 100 milhões na caça às bruxas contra Trump, ele deixou a cidade de mãos vazias.”
Trump vai voltar à Casa Branca
Sem a presença de Jack Smith como promotor no Departamento de Justiça, Donald Trump se prepara para voltar ao cargo de presidente dos EUA. A posse dele está programada para o dia 20 de janeiro. Para o evento, ele convidou o ex-presidente Jair Bolsonaro, que pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, a devolução de seu passaporte.
O republicano conquistou o direito de voltar ao comando da Casa Branca depois de vencer a representante do Partido Democrata e atual vice-presidente norte-americana na disputa eleitoral de novembro. Na briga por delegados, ele venceu por 312 a 226.
Leia também: “A ressurreição da fé“, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 249 da Revista Oeste
Revista Oeste, com informações da Agência Estado