Presidente norte-americano já havia avisado que os Estados Unidos deixariam de colaborar com a entidade
O que Donald Trump disse em maio parece que está prestes a se confirmar. Na ocasião, o presidente dos Estados Unidos ameaçou cortar o financiamento destinado à Organização Mundial da Saúde (OMS). Conforme noticiou Oeste à época, ele cogitou até dar fim a quaisquer relações com a entidade. Agora, de acordo com um senador do Partido Democrata, isso se tornou mais do que mera cogitação.
Leia mais: “‘Nenhum indivíduo está a salvo’, diz diretor da OMS sobre diagnóstico de Bolsonaro”
Por meio de seu perfil no Twitter, Robert Menendez, que é senador pelo Estado de Nova Jersey, afirmou que a atitude de Trump com a OMS ganhou um novo capítulo nesta terça-feira, 7. “O Congresso recebeu uma notificação de que o POTUS [sigla para president of the United States] retirou oficialmente os EUA da OMS no meio de uma pandemia”, publicou o parlamentar do partido que faz oposição a Trump.
“Chamar as ações de Trump contra a covid-19 de caóticas e incoerentes não é fazer justiça. Isso não vai proteger vidas ou interesses norte-americanos — mas vai deixá-los doentes e sozinhos”, criticou o senador democrata.
Congress received notification that POTUS officially withdrew the U.S. from the @WHO in the midst of a pandemic.
To call Trump’s response to COVID chaotic & incoherent doesn't do it justice. This won't protect American lives or interests—it leaves Americans sick & America alone.
— Senator Bob Menendez (@SenatorMenendez) July 7, 2020
Aviso da ONU
A informação de Robert Menendez converge com a declaração da Organização das Nações Unidas (ONU), responsável pela manutenção da OMS. De acordo com a ONU, o presidente dos Estados Unidos enviou documento confirmando o interesse em deixar o país de fora da OMS.
Cada país tem que ter sua soberania.A oms é nefasta,com seus burocratas tentando exercer um controle sobre o mundo.Sem perceber,a liberdade das pessoas vai acabando.
É preciso que a OMS saia do nosso caminho, assim como a própria OAB.
A OMS perdeu a credibilidade na administração da pandemia. O presidente mostrou-se incompetente e indeciso. Além do que tentou proteger o governo chinês de quem é vassalo.
Com essa OMS que tá aí, cuidando da nossa saúde, quem precisa de inimigo? OMS, assim como a ONU, faz tempo que vem perdendo sua real função para a qual foram criadas. Claro que existe pessoas sérias em ambas as organizações, mas infelizmente, parecem não ter poder nenhum.
Trump vai a frente dos questionamentos que pululam nas mentes independentes. Muita coisa precisa ser esclarecida pela oms. Sem falar que ela mudou as informações muitas vezes.nao orientou nada.