publicidade
Mundo

Trump celebra vigor das novas tarifas: ‘Bilhões de dólares fluindo para os Estados Unidos’

A medida integra a estratégia do governo norte-americano para pressionar parceiros comerciais

O novo tarifaço amplia as cobranças de forma seletiva, conforme o decreto assinado por Trump em 31 de julho | Foto: Reuters/Kent Nishimura

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou nesta quinta-feira, 7, a entrada em vigor de novas tarifas sobre produtos de 94 países, incluindo os 27 membros da União Europeia e outras 67 nações. A medida integra a estratégia do governo norte-americano para pressionar parceiros comerciais e ampliar a arrecadação alfandegária.

“É meia-noite!!!”, escreveu Trump na rede social Truth Social. “Bilhões de dólares em tarifas estão agora fluindo para os Estados Unidos da América.”

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Com a nova rodada de impostos, todos os itens vindos dos países afetados passaram a ser taxados com valores adicionais ao chegar à fronteira norte-americana. Desde abril, as nações listadas já enfrentam uma tarifa-base de 10%.

O novo tarifaço amplia as cobranças de forma seletiva, conforme o decreto assinado por Trump em 31 de julho. Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Japão e Índia, que figuram entre as dez maiores economias do mundo, estão entre os alvos principais da nova medida.

O Brasil ficou de fora da nova rodada, mas não escapou do aperto. Desde quarta-feira 6, produtos brasileiros passaram a ser sobretaxados em 50%. A decisão partiu de uma diretriz anterior da Casa Branca e segue em vigor sem prazo anunciado para revisão.

China tenta estender trégua tarifária de Trump

México e China negociam alternativas. O governo mexicano obteve um prazo de 90 dias para adiar a aplicação de uma tarifa de 30%, depois de acordo direto com a Casa Branca.

No caso da China, a escalada tarifária iniciada em abril deu lugar a uma trégua temporária em 12 de maio. O acordo, que expira em 12 de agosto, prevê tarifas de 30% para exportações chinesas e 10% para produtos norte-americanos — redução drástica perante os índices anteriores de 145% e 125%.

+ Leia também: “Trump planeja reunião com Putin e Zelensky”

Negociadores chineses e norte-americanos ainda tentam estender a trégua. O temor dos mercados é que, sem um novo entendimento, a guerra comercial entre as duas potências volte a escalar nas próximas semanas, com impacto direto no comércio global.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. O BELFORROXENSE
    O BELFORROXENSE

    hahaha Tonhã Nojeira, a cadela lambedora das bolas do Luladrão e da priquita cheia de feridas e DST da Canja, relinchando chorinho aqui, hahahah
    GO GO GO TRUMP!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade