No debate transmitido na noite desta terça-feira, 10, pelo canal ABC News, o candidato a presidente dos Estados Unidos pelo Partido Republicano, Donald Trump, afirmou não ter relação alguma com a invasão ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Na ocasião, manifestantes invadiram o prédio em que funcionam o Senado e a Câmara dos Representantes, em Washington, Distrito de Columbia.
“Não tive nada a ver com isso”, disse Trump. Ao falar, ele se dirigiu aos apresentadores responsáveis pela moderação do debate com a vice-presidente e candidata à Presidência dos EUA pelo Partido Democrata, Kamala Harris.
Ainda em relação à invasão ao Capitólio, o republicano afirmou que não foi o responsável por organizar o comício que ocorreu momentos antes. De acordo com ele, o discurso não estava programado — mas que acabou por falar para grupos de apoiadores que estavam na capital norte-americana na ocasião.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Trump demonstrou não ter se arrependido de protagonizar um debate nas proximidades do Capitólio há mais de três anos. Nesse sentido, declarou que não pediu a ninguém que deflagrasse o protesto.
O candidato do Partido Republicano ainda ressaltou que a segurança do local seria de responsabilidade da então presidente da Câmara dos Representantes nos EUA. No caso, a saber, a função era desempenhada pela deputada Nancy Pelosi, do Partido Democrata.
Oeste transmite debate entre Trump e Kamala
O primeiro debate eleitoral entre Donald Trump e Kamala Harris conta com transmissão ao vivo por meio do canal da Revista Oeste no YouTube. Com apresentação de Paula Leal, a cobertura conta com comentários de Ana Paula Henkel, Carlo Cauti e Marcelo Suano.
Foi muito bom. Informações importantes.