Na próxima segunda-feira, 4, o país começará uma redução gradual da quarentena obrigatória
O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, anunciou neste sábado, 2, que recebeu uma ligação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante a conversa, Trump anunciou a doação de 250 respiradores para combater a pandemia do novo coronavírus.
“Agradeço a ligação do Donald Trump e seu anúncio de doação de respiradores americanos para combater a #COVID19 no Paraguai”, disse Abdo no Twitter.
Agradezco la llamada de @realDonaldTrump y su anuncio de donación de respiradores fabricados en EE.UU. para la lucha contra el #COVID19 en Paraguay. La amistad entre 🇵🇾 y 🇺🇸 está más fuerte que nunca, y la cooperación bilateral sigue creciendo en todas las áreas. pic.twitter.com/Wt14RuiegU
— Marito Abdo (@MaritoAbdo) May 2, 2020
Ele também enfatizou que a “amizade” entre os dois países ” está mais forte do que nunca e a “cooperação bilateral continua a crescer em todas as áreas”.
O Paraguai adotou medidas de isolamento como a suspensão de eventos e aulas desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus no país, registrado em 7 de março. Na segunda-feira, 4, começará uma redução gradual do confinamento obrigatório.
A nova etapa, denominada “quarentena inteligente” pelas autoridades de saúde, prevê um retorno ao trabalho e à atividade social em etapas, com horários de acordo com a idade da população e com medidas de distância e higiene que incluem o uso de luvas e máscaras, de acordo com a agência AFP.
Na sexta-feira, havia mais de 330 casos confirmados e 10 mortes no país.